SóProvas


ID
3518071
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de São Luís do Paraitinga - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária

A febre amarela é uma doença febril aguda, não contagiosa, de curta duração, que apresenta alta morbidade e letalidade. Sobre essa doença assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Na transmissão SILVESTRE, os principais vetores são os mosquitos do gênero Haemagogus e Sabethes. Já no ambiente URBANO, o principal vetor é o Aedes aegypti.

    Letra A incorreta.

  • GABARITO A

    GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - VOLUME ÚNICO - MINISTÉRIO DA SAÚDE - 3 EDIÇÃO -2019

    Hospedeiros e reservatórios

    No CICLO SILVETRE da febre amarela, os primatas não humanos (PNH) são considerados os principais hospedeiros, amplificadores do vírus, vítimas da doença assim como o homem, que neste ciclo se apresenta como hospedeiro acidental. No ciclo silvestre, as principais espécies de culicídeos (mosquitos silvestres) implicadas na transmissão são Haemagogus janthinomys e Haemagogus leucocelaenus, além de diversas espécies do gênero Sabethes. Os mosquitos são considerados os verdadeiros reservatórios do vírus da febre amarela, pois, uma vez infectados, permanecem assim durante toda a vida. No CICLO URBANO, não registrado no Brasil desde 1942, o homem é o principal hospedeiro com importância epidemiológica, e as espécies de culicídeos (mosquitos vetores) implicadas na transmissão são do gênero Aedes, principalmente o Aedes aegypti, mantendo-se num ciclo homem-mosquito