SóProvas


ID
3518560
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

“A Correspondência Oficial obedece a normas regedoras das comunicações escritas, internas ou externas das repartições públicas. Sua redação é, portanto, padronizada”, conforme o Manual de Atos Oficiais da UFMS, versão 2019.


Em relação aos ofícios, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) - Correta

    5.1.2 Identificação do expediente

    Os documentos oficiais devem ser identificados da seguinte maneira:

    a) nome do documento: tipo de expediente por extenso, com todas as letras maiúsculas;

    b) indicação de numeração: abreviatura da palavra “número”, padronizada como Nº ;

    c) informações do documento: número, ano (com quatro dígitos) e siglas usuais do setor que expede o documento, da menor para a maior hierarquia, separados por barra (/); e

    d) alinhamento: à margem esquerda da página. 

    Ex.: OFICIO Nº 123/2020/SSA/SE/MT

  • Campo Grande, 23 de março de 2019.

  • O erro da letra C é que o endereçamento no corpo do Ofício deve conter o vocativo e não o pronome de tratamento.

    O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente. Nele deverão constar os seguintes elementos:

    a) vocativo: na forma de tratamento adequada para quem receberá o expediente (ver subitem “4.1 Pronomes de tratamento”);

    b) nome: nome do destinatário do expediente;

    c) cargo: cargo do destinatário do expediente;

    d) endereço: endereço postal de quem receberá o expediente, dividido em duas linhas: primeira linha: informação de localidade/logradouro do destinatário ou, no caso de ofício ao mesmo órgão, informação do setor; segunda linha: CEP e cidade/unidade da federação, separados por espaço simples. Na separação entre cidade e unidade da federação pode ser substituída a barra pelo ponto ou pelo travessão. No caso de ofício ao mesmo órgão, não é obrigatória a informação do CEP, podendo ficar apenas a informação da cidade/unidade da federação; e

    e) alinhamento: à margem esquerda da página.

  • Gabarito A

    DATAS – LOCAL

    o  Campo Grande, 03 de agosto de 2019. - Não se deve utilizar zero;

    o  Campo Grande /MS, 1 de janeiro de 2019. - Não se deve utilizar a sigla;

    o  Campo Grande, 15 de Maio de 2019. nome do mês deve ser minúscula.

    Campo Grande, 5 de setembro de 2019. 

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente ao ofício, conforme Manual de Atos Oficiais da UFMS, 2019.




    a) O documento no padrão ofício deve ser identificado com nome do documento: tipo de expediente por extenso, com todas as letras maiúsculas; indicação de numeração: abreviatura da palavra “número", padronizada como Nº; informações do documento: número, ano (com quatro dígitos) e siglas usuais do setor que expede o documento, da menor para a maior hierarquia, separados por barra (/); e alinhamento: à margem esquerda da página. Assim, constatamos que as regras apresentadas para identificar o documento estão de acordo com o manual e, portanto, esta alternativa está correta.



    b) Na grafia de datas, o conteúdo deve ser composto por local e data do documento. No que tange à informação do local, deve ser apresentado o nome da cidade onde foi expedido o documento, seguido de vírgula e não se deve utilizar a sigla da unidade da federação depois do nome da cidade. Dessa forma, identificamos que esta alternativa está incorreta. 



    c) No endereçamento, que é a parte do documento que informa quem receberá o expediente, deverão constar os seguintes elementos: forma de tratamento adequada para quem receberá o expediente, seguido do cargo; endereço postal de quem receberá o expediente e alinhamento à margem esquerda da página. Sendo assim, verificamos que são 3 os elementos que compõem o endereçamento, que o nome do agente público não está entre eles e que não deve conter apenas o pronome de tratamento, mas vir junto ao cargo que a pessoa ocupa. Sendo assim, esta alternativa está incorreta.



    d) De acordo com o Manual de Atos Oficiais da UFMS, as formas "Vimos, por intermédio do presente, informar / Temos a honra de / Temos o prazer de / Cumpre-nos informar" devem ser evitadas. O correto é empregar a forma direta: Informamos, Solicitamos, Comunicamos, Encaminhamos, etc. e iniciar o texto com o verbo que veicula a mensagem que se pretende transmitir para, assim, atender ao atributo da concisão. Assim, inferimos que esta alternativa está incorreta.



    e) O Manual de Atos Oficiais da UFMSE estabelece o emprego de dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente; e para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos: Atenciosamente. Nesse sentido, inferimos que esta alternativa está incorreta.




    Gabarito do Professor: Letra A.