Em telecomunicações, a equalização é a reversão da distorção incorrida por um sinal transmitido por um canal. Os equalizadores são usados para tornar a resposta em frequência (de uma linha telefônica , por exemplo) plana de ponta a ponta. Quando um canal é equalizado, os atributos de domínio da frequência do sinal na entrada são reproduzidos fielmente na saída. Telefones, DSLs e cabos de televisão usam equalizadores para preparar os sinais de dados para transmissão.
Os equalizadores são essenciais para a operação bem-sucedida de sistemas eletrônicos, como a transmissão de televisão analógica. Nesta aplicação, a forma de onda real do sinal transmitido deve ser preservada, não apenas seu conteúdo de frequência. Os filtros de equalização devem cancelar qualquer atraso de grupo e atraso de fase entre os diferentes componentes de frequência.
Tipos de equalizadores digitais
Equalizador linear: processa o sinal de entrada com um filtro linear.
Equalizador MMSE: projeta o filtro para minimizar o E[|e|2], onde "e" é o sinal de erro, que é a saída do filtro menos o sinal transmitido.[1]
Equalizador de força zero: aproxima o inverso do canal com um filtro linear.
Equalizador de feedback de decisão (DFE): aumenta um equalizador linear adicionando uma versão filtrada de estimativas de símbolos anteriores à saída do filtro original.[2]
Equalizador cego: estima o sinal transmitido sem conhecimento das estatísticas do canal, usando apenas o conhecimento das estatísticas do sinal transmitido.
Equalizador adaptativo: normalmente é um equalizador linear ou um DFE. Ele atualiza os parâmetros do equalizador (como os coeficientes do filtro) à medida que processa os dados. Normalmente, ele usa a função de custo MSE, assume que toma as decisões corretas sobre os símbolos e usa sua estimativa dos símbolos para calcular "e" (o qual é definido anteriormente).
Equalizador de Viterbi: encontra a melhor solução de máxima verossimilhança (ML) para o problema de equalização. Seu objetivo é minimizar a probabilidade de cometer um erro em toda a sequência.
Equalizador BCJR: usa o algoritmo BCJR (também chamado de algoritmo para frente e para trás) para encontrar a solução máxima a posteriori (MAP). Seu objetivo é minimizar a probabilidade de que um determinado bit tenha sido estimado incorretamente.
Equalizador turbo: aplica decodificação turbo enquanto trata o canal como um código convolucional.
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Equaliza%C3%A7%C3%A3o_(comunica%C3%A7%C3%B5es)