SóProvas


ID
3522133
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No  dia  9  de  setembro  último,  após  a  votação,  o  Tribunal  Regional  Eleitoral  do  Tocantins,  por  6×1,  cassou  o  mandato  do  atual  Prefeito  Tércio  Melquiades  e  do  vice  Gilberto Borges e condenou às sanções de inelegibilidade e  multa a ex‐prefeita Márcia da Costa Reis Carvalho. 

Internet:<www.nortedotocantis.com.br>(com adaptações). 


Com relação ao assunto abordado no texto acima e a temas  correlatos, julgue o item. 

Na mesma decisão, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins cassou os mandatos de um vereador, de um deputado federal e de um senador.

Alternativas
Comentários
  • O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins julgou recurso eleitoral e cassou os diplomas de Tércio Dias Melquíades Neto e Gilberto Borges, eleitos em 2016 aos cargos de prefeito e vice-prefeito de Lajeado, respectivamente, também foram cassados os diplomas de um vereador e quatro suplentes.

    https://www.tre-to.jus.br/imprensa/noticias-tre-to/2019/Setembro/tre-to-cassa-diplomas-de-prefeito-e-vice-prefeito-de-lajeado-1

  • Os políticos citados são da cidade de Lajeado e não de Augustinópolis.

    Os mandatos do prefeito de Lajeado, Dr. Tércio Melquíades Neto (PSD) e do vice Gilberto Borges (PSC) foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral. O Tribunal determinou, no mesmo ato, novas eleições na cidade.

    Ademais, não houve cassação de todos os vereadores.

    O TRE também determinou a cassação do mandato e diploma do vereador eleito Adão Tavares (PTN) e dos suplentes de vereador Thiago Pereira da Silva, Nilton Soares de Sousa (PSD), Ananias Pereira da Silva Neto (Nane) (PPS), Manoel das Neves Sousa Correa (Manoel da Caná) (PROS). Além disso, a Corte também determinou a inelegibilidade da ex-prefeita Márcia da Costa Reis Carvalho.

    Resposta: Errado

  • C - Na mesma decisão, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins cassou os mandatos de um vereador, de um deputado federal e de um senador.