SóProvas


ID
3522148
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A  13.ª  edição  do  Anuário  da  Segurança  Pública  foi   feita  a  partir  de  dados  das  próprias  secretarias  estaduais   de  segurança pública  ou defesa social e  de informações  do  IBGE e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e, em sua  edição  2019,  que  faz  um  comparativo  entre  2017  e  2018,  apontou  aumento  do  número  de  mortes  violentas  em  Tocantins. 

Internet:<https://g1.globo.com>(com adaptações). 


A respeito do tema abordado no texto acima e considerando  o  intervalo  de  tempo  ali  mencionado,  julgue  o  item. 

Houve, no estado, redução do número de mortes decorrentes de intervenção policial.

Alternativas
Comentários
  • 20/10/2020 - Shirley Cruz/Governo do Tocantins

    Dos indicadores em decréscimo no Anuário, a Segurança Pública do Tocantins destaca a redução de 30% nos crimes de Latrocínio (roubo seguido de morte); e redução próxima a zero por cento na morte de policiais.

    Nos crimes praticados contra mulheres, houve redução de 22,7% dos casos de Feminicídio; e redução de 2,2% nos casos de Lesão Corporal contra Mulheres. As ameaças também tiveram queda de 19,1% e os estupros de 6,5%. Também houve queda de 10% do número de ligações no 190 para comunicar Violência Doméstica. O Anuário registrou ainda redução de 13,4% de Estupro de Vulnerável.

    Nas Mortes Violentas Letais, o Estado apresentou redução de 7%; e houve redução de 12,3% dos casos de Homicídios Dolosos. Somos o 6° Estado com a menor proporção (4,2%) entre mortes por intervenção e mortes violentas intencionais. Isso significa que nossas forças de segurança estão entre as que menos matam.

    Veículos

    O Tocantins também conseguiu reduzir o percentual de roubo e furtos de veículos em 12,7%. Também houve queda de 12,6% nos casos de roubos a residências, instituições financeiras, transeuntes e roubos de cargas. No consolidado de roubo à instituição financeira, a redução foi de 74,9%.

    A posse e o uso de drogas também obtiveram redução de 14,4%. O mesmo ocorreu com pessoas de desaparecidas, cuja redução foi de 15,2%.

    Palmas

    Na Capital Palmas, os dados também demonstram queda na criminalidade. Houve redução de 9,9% dos casos de Homicídios Dolosos; redução de 15,1% dos casos de estupro, o que colocou Palmas como a terceira capital com menor índice de estupros do País. E queda também nos casos de Roubos e Furtos de Veículos, com redução de 9,4%.

    secretaria da comunicação TO