SóProvas


ID
3525139
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma convenção contábil.

Alternativas
Comentários
  • Convenção contábil

    Foram criadas com base na grande margem de liberdade que os Princípios Contábeis permitem ao contador no registro das operações (escrituração dos fatos contábeis). Ou seja, as convenções são mais objetivas e têm a função de indicar a conduta adequada que deve ser observada no exercício profissional da contabilidade , são elas :

    Objetividade - Os registros devem ser realizados conforme os documentos apresentados

    Materialidade-Os fatos registrados devem ser registrados conforme acontecerem objetivando sua relevância na mudança patrimonial.

    Consistencia-Dado um critério a ser adotado, ele não deve mudar com frequência

    Conservadorismo-O registro devem sempre ser o mais conservador possível no que tange a precaução do contador para nunca antecipar lucro mostrando um otimismo ilusório.

  • As convenções representam o complemento dos Princípios e Postulados, no sentido de delimitar conceitos, atribuições e direções a serem seguidas no registro das operações facilitando o trabalho do contador. As principais são:

    Convenção da Objetividade

    Refere-se ao sentido de neutralidade que se deve atribuir à Contabilidade nos registros dos fatos que envolvem a gestão do patrimônio das entidades. O profissional contábil deve escolher, entre vários procedimentos, o mais adequado para descrever um evento contábil. Deve procurar exercer a Contabilidade de forma objetiva. Os registros devem estar baseados em documentos que comprovem a ocorrência das respectivas transações.

    Convenção da Materialidade

    Estabelece que a contabilidade não deve se preocupar com valores ou fatos irrelevantes, tanto do ponto de vista de registro como de controle. Sendo assim, a informação contábil deve ser relevante, justa e adequada e o profissional deve considerar a relação custo x benefício da informação que será gerada, evitando perda de recursos e de tempo da entidade. Dessa forma, o contador não perde tempo com registros cujos controles podem se tornar mais onerosos (caros) que os próprios valores a serem registrados.

    Cabe à administração da empresa, sem ferir os demais Princípios e Convenções, bem como as normas constantes da Legislação Comercial e Fiscal, estabelecer uma relação custo-benefício, para decidir sobre a adoção de um sistema contábil mais apurado e detalhado, evitando o desperdício de tempo e dinheiro para controlar elementos e mutações patrimoniais de pequena expressão em relação ao conjunto do Patrimônio.

    Convenção da Consistência

    De acordo com essa convenção, os critérios adotados no registro dos atos e fatos administrativos não devem mudar frequentemente. Refere-se a uniformidade, utilizando métodos e critérios uniformes ao longo do tempo para o registro dos fatos contábeis e elaboração das demonstrações financeiras. Os relatórios devem ser elaborados com a forma e o conteúdo das informações consistentes para facilitar sua interpretação e análise pelos diversos usuários. 

    Convenção do Conservadorismo

    Estabelece que o profissional da Contabilidade deve manter uma conduta mais conservadora em relação aos resultados que serão apresentados, evitando que projeções distorcidas sejam feitas pelos usuários. A posição conservadora (precaução/prudência) do contador será evidenciada para antecipar prejuízo e nunca antecipar lucro. O objetivo do conservadorismo é não dar uma imagem otimista em uma situação alternativa que, com o passar do tempo, poderá reverter-se.

    Gab. B

  • convenções: 1 - Objetividade 2 - Materialidade 3 - Consistencia 4 - Conservadorismo
  • CONVENÇÕES CONTABEIS: Consistência, Conservadorismo, Materialidade, Objetividade CONCONMAOB