SóProvas


ID
3525706
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Araguaína - TO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Há relatos que defendem que o primeiro grande incêndio em prédios elevados ocorreu na cidade de São Paulo, no ano de 1972, no edifício Andraus. Após esse fato ser somado a outros acontecimentos em outros prédios, percebeu-se a necessidade de se melhorar as normas existentes e isso foi mudado já durante a concepção do projeto, para que alguns aspectos fossem melhorados para tentar evitar, por exemplo, o colapso da estrutura e assim, aumentar as possibilidades de sobreviventes. O efeito fletor em barras com perfis previsto pela NBR 8800, possui um fator de correção K que leva em conta o efeito benéfico de uma distribuição da temperatura não uniforme na seção transversal do elemento estrutural.

Sabendo disso, assinale a afirmativa incorreta com relação a essa temática.

Alternativas
Comentários
  • 8.4.3 Barras submetidas à flexão

    8.4.3.1 Generalidades

    8.4.3.1.1 Esta subseção aplica-se a barras de aço fletidas definidas como vigas não esbeltas pela NBR 8800.

    8.4.3.1.2 Na determinação do momento fletor e de força cortante resistente de cálculo, em diversas situações, é considerado o efeito benéfico de uma distribuição de temperatura não uniforme na seção transversal por meio do fator κ1, dado em 8.4.3.1.3, e no comprimento da viga por meio do fator κ2, dado em 8.4.3.1.4.

    8.4.3.1.3 O fator de correção κ1 para distribuição de temperatura não-uniforme na seção transversal tem os seguintes valores:

    - para uma viga com todos os quatro lados expostos: 1,00;

    - para uma viga envolvida por material de proteção contra incêndio, com três lados expostos, com uma laje de concreto ou laje com fôrma de aço incorporada no quarto lado: 1,40.

    - para uma viga sem proteção contra incêndio, com três lados expostos, com uma laje de concreto ou laje com fôrma de aço incorporada no quarto lado: 1,15.

    8.4.3.1.4 O fator de correção κ2 para distribuição de temperatura não-uniforme ao longo do comprimento da barra fletida tem os seguintes valores:

    - nos apoios de uma viga estaticamente indeterminada: 1,15;

    - em todos os outros casos: 1,00.

     

    Fonte: NBR 14323/2003