SóProvas


ID
3525712
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Araguaína - TO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os métodos avançados de cálculo para dimensionamento proporcionam uma análise realística da estrutura e do cenário de incêndio e podem ser utilizados para elementos individuais em qualquer tipo de seção transversal.

Sabendo disso, assinale V para as alternativas que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

( ) A análise térmica não pode ser baseada pela hipótese da teoria de transferência de calor.
( ) Apenas quando for relevante, devem ser incluídos nos cálculos os efeitos da exposição térmica não uniforme e da transferência de calor a componentes de edifícios adjacentes.
( ) A influência da umidade no material de revestimento contra fogo pode ser desprezada.
( ) O modelo de resposta térmica utilizado deve considerar alguns fatores, entre eles, é devido considerar as ações térmicas relevantes e a variação das propriedades térmicas dos materiais com a temperatura.
( ) Os métodos avançados de cálculo, podem incluir modelos separados para o desenvolvimento e distribuição da temperatura nos elementos estruturais.
( ) O comportamento mecânico da estrutura ou de qualquer outra parte não deve ser considerado nos métodos avançados de cálculo.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • TEXTO NA ÍNTEGRA DA NORMA (EM AZUL ESTÃO AS RESPOSTAS DAS ALTERNATIVAS CITADAS NA PROVA).

    NBR 14323/2013 - Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios em situação de incêndio

    9 Métodos avançados de dimensionamento

    9.1 Generalidades

    9.1.1 São denominados métodos avançados de dimensionamento aqueles que proporcionam uma análise realística da estrutura e do cenário do incêndio e podem ser usados para elementos estruturais individuais com qualquer tipo de seção transversal, incluindo elementos estruturais mistos, para subconjuntos ou para estruturas completas, internas, externas ou pertencentes à vedação. Eles devem ser baseados no comportamento físico fundamental de modo a levar a uma aproximação confiável do comportamento esperado dos componentes da estrutura em situação de incêndio.

    9.1.2 Os métodos avançados podem incluir modelos separados para:

    • o desenvolvimento e a distribuição de temperatura nas peças estruturais (análise térmica);
    • o comportamento mecânico da estrutura ou de alguma de suas partes (análise estrutural).

    9.1.3 Quaisquer modos de ruína potenciais que não sejam cobertos pelo método empregado (incluindo flambagem local e colapso por cisalhamento) devem ser impedidos de ocorrer por meio de um projeto estrutural adequado.

    9.1.4 Os métodos avançados podem ser usados em associação com qualquer curva de aquecimento, desde que as propriedades do material sejam conhecidas para a faixa de temperatura considerada.

    9.2 Análise térmica

    9.2.1 A análise térmica deve ser baseada em princípios reconhecidos e hipóteses da teoria de transferência de calor.

    9.2.2 O modelo de resposta térmica utilizado deve considerar:

    • as ações térmicas relevantes indicadas em norma ou especificação brasileira ou estrangeira ou em bibliografia especializada;
    • a variação das propriedades térmicas dos materiais com a temperatura, conforme a seção 5, ou de forma mais realística conforme bibliografia especializada.

    9.2.3 Os efeitos da exposição térmica não uniforme e da transferência de calor a componentes de edifícios adjacentes devem ser incluídos quando forem relevantes.

    9.2.4 A influência de alguma umidade ou migração de umidade no material de proteção contra incêndio pode, a favor da segurança, ser desprezada.