A) A análise cinética da reação (não balanceada) representada por 1 XY2 + 1 AB → 1 AB2 + 1 XY demostra que a velocidade da reação é influenciada apenas pela concentração de um dos reagentes. Esse resultado demonstra que a reação deve ocorrer em mais de uma etapa.
Certo. Para as reações que ocorrem em mais de uma etapa a lei de velocidade será determinada pela etapa mais lenta (etapa determinante). Se o exercício fala que foi determinado experimentalmente que apenas um dos reagentes influencia a velocidade da reação é muito provável que a reação ocorra em mais de uma etapa e que o reagente citado faça parte da etapa determinante.
B) Na reação X + Y → W, o composto Y pode ser considerado um catalisador.
Errado. O catalisador não aparece na reação global.
C) O aumento da temperatura acelera os processos endotérmicos, mas não os exotérmicos.
Errado. A temperatura aumenta a velocidade tanto de reações exo como endo porque aumenta a velocidade média das moléculas.
D) A lei de velocidade é uma expressão que demonstra o quanto cada reagente influencia na velocidade de uma reação. Assim, quando um determinado reagente demonstra uma menor dependência entre a sua molaridade e a velocidade da reação maior será a ordem dele.
Errado. Se o reagente apresenta menor relação entre sua molaridade e velocidade da reação é provável que sua ordem de reação seja menor.
E) Na expressão da lei de velocidade de uma determinada reação, foi determinado para um reagente ordem igual a três. Isso quer dizer que, quando duplicamos sua concentração em quantidade de matéria, a velocidade aumentará nove vezes.
Errado. (2)^3 = 8