SóProvas


ID
3530122
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que diz respeito à administração de recursos materiais, julgue o item.


Quanto ao grau de criticidade, o material da classe Z é aquele cuja falta não implica paralisações da produção nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial.



Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a classificação de materiais segundo a sua importância operacional. Dito isso, vejamos alguns pontos relevantes sobre o assunto e como a questão pode ser julgada em relação ao que afirma sobre os materiais da classe Z.

    A classificação XYZ ou por importância operacional avalia o grau de imprescindibilidade do item para o bom desempenho das atividades da organização. As classes são definidas da seguinte forma:

    • Classe X: são materiais de baixa criticidade, sua falta, por isso, não implica em problemas nas atividades organizacionais. Nada de paralisações, risco à segurança. São facilmente obtidos no mercado.
    • Classe Y: materiais de criticidade mediana/ intermediária. Mas ainda podem ser obtidos com relativa facilidade por outros.
    • Classe Z: nessa classe estão os materiais de máxima criticidade, são indispensáveis para o bom desempenho das atividades da organização. Sua falta pode incorrer em altos prejuízos, paralisações, risco à segurança os trabalhadores, o ambiente ou o patrimônio da instituição.

    Tendo verificado o assunto, concluímos que a afirmativa está equivocada, sendo, portanto, errado o gabarito desta questão.

    GABARITO: ERRADO

    Fonte:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014. 

  • Errado

    Classificaçãoão por importância ( Grau de criticidade )

    X Baixa criticidade / Falta não implica paralisação

    Y Criticidade intermediária / Podendo ser substituído por outros

    Z Máxima criticidade / Não pode ser substituído por outro equivalente

  • Classe X – Itens de baixa criticidade: há várias alternativas de materiais substitutos; o fornecimento dos itens é facilitado e rápido.

    Classe Y – Itens de criticidade média: são itens relativamente fáceis de serem substituídos ou adquiridos em caso de falta;

    Classe Z – Itens de máxima criticidade: são materiais que não podem ser substituídos por equivalentes; a aquisição desses materiais é complicada e demorada.

    FONTE: WWW.APRENDENDOGESTAO.COM.BR

  • Bizú:

    Os materiais da CLASSE Z são de extrema importância, pois se faltarem eles "Zoam" a produção!

  • Errado

    Materiais Z --> materiais vitais para a operação da instituição. Se faltarem, irão paralisar a produção ou causar danos grandes para a empresa. 

  • errada.

  • Gab: ERRADO

    XYZ : Criticidade - Aqui, a importância/criticidade começa de Z p/ X, sendo X menor criticidade, Y média e Z maior criticidade.

    • Z é Zuper de criticidade.

    NÃO CONFUNDA com:

    ABC : Importância financeira - Aqui, a importância começa de A p/ C, sendo A mais importante, B média e C menor importância.

    ------

    OBS: vendo meu resumo de ARM. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra gratuita!

  • GAB: ERRADO

    Classe Z: Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalente em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em ricos as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.

  • ERRADO.

    Conforme outra questão da mesma banca

    Os materiais da classe Z possuem criticidade máxima e não podem ser substituídos por outros equivalentes, em tempo hábil, sem acarretar prejuízos significativos.(correta)

  • Na classificação XYZ o que deve ser observada é a importância/criticidade do material.

    Desse modo:

    Material X → baixa importância para a organização, ou seja, menor criticidade. Sua falta não implica paralisação dos processos produtivos, pode ser obtido de maneira fácil e rápida

    Material Y → média importância para a organização, ou seja, criticidade mediana. Sua falta não implica paralisação de alguma atividade, mas compromete a qualidade do processo produtivo; pode ser substituído com relativa facilidade

    Material Z → vital importância para a organização, ou seja, criticidade alta. Sua falta implica paralisação de alguma atividade da organização e não podem ser substituído por outro equivalente em tempo hábil

    Gabarito: ERRADO

  • QUESTÃO ERRADA!

    CORRIGINDO:

    Quanto ao grau de criticidade (XYZ), o material da classe Z é aquele cuja falta IMPLICA paralisações da produção E riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial.

    • CAUSA DANOS OU PARALISA.
  • GABARITO: ERRADO

    A classificação XYZ (Por importância operacional)

    Avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização. As classes são assim definidas, conforme Mendes e Castilho (2009):

    • Classe X: Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado;
    • Classe Y: Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade;
    • Classe Z: Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.

    FONTE: Gestão de Materiais, Renato Ribeiro Fenilli