SóProvas


ID
3530419
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O sistema penitenciário brasileiro teve, no dia 29 de julho de 2019, um dos seus dias mais assustadoramente sangrentos: 58 presos morreram durante uma rebelião no Pará.

Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações).


A respeito do evento em questão e de temas correlatos, julgue o item .


O massacre ocorreu em Altamira, que, mesmo antes do ocorrido, já era considerada como uma das cidades mais violentas do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Disputas por território entre facções criminosas já chegaram a uma escala nacional. Os repetidos conflitos entre detentos em diversas penitenciárias no Brasil, nos últimos anos, refletem esta situação. Com criminosos se organizando a partir do próprio sistema penitenciário, o episódio de Altamira infelizmente está longe de ser fato isolado, mas sim parte de um contexto maior. Episódios do tipo, como os ocorridos em Altamira, Natal e Manaus foram intensamente abordados em provas diversas.  

    Análise do item:

    Altamira é uma cidade que passou por intenso processo de crescimento populacional devido à migração em massa para a região, na ocasião da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte que atraiu milhares de trabalhadores para o local. A maioria dos indicadores de qualidade de vida e atividade criminal pioraram desde então. 

    Gabarito do professor: Item correto.
  • O sistema penitenciário brasileiro teve, no dia 29 de julho de 2019, um dos seus dias mais assustadoramente sangrentos: 58 presos morreram durante uma rebelião em Altamira. Mesmo antes do ocorrido, porém, a cidade já era considerada como uma das cidades mais violentas do Brasil.

    Altamira é o segundo município mais violento do Brasil, segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgados em agosto de 2019. De acordo com o Atlas da Violência, o número de homicídios está diretamente ligado a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

    Resposta: Certo

  • Gabarito Certo

    Isso se choca com relato de várias testemunhas e moradores. No começo dos anos 2000, a realidade de Altamira era outra: ela tinha 10 mortes por 100 mil habitantes. Foi em 2015 que a cidade se tornou a mais violenta do país: 105 homicídios por 100 mil habitantes.