SóProvas


ID
3530632
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de coleções, julgue o item .


O Conspectus é um instrumento de apoio à elaboração de políticas de desenvolvimento de coleções que estejam estruturadas por áreas temáticas, com o objetivo de indicar a intensidade ou a profundidade da coleção.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Caribé (2014, p. 44):

    De acordo com a IFLA, uma política de desenvolvimento de coleções deve, necessariamente, possuir um item que descreva a coleção, indicando seus pontos fortes e fracos. É nesse ponto que se insere o Conspectus, como um instrumento de apoio à elaboração de políticas de desenvolvimento de coleções que estejam estruturadas por áreas temáticas para indicar a intensidade ou a profundidade da coleção; como instrumento indicador de profundidade da coleção, para determinar os níveis de profundidade ou intensidade dos recursos da coleção. (BIBLARZ, et al. 2001; JOHNSON, 2004; TALAVERA IBARRA, 2005).

    Gab. Certo

    CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale. CONSPECTUS: um método para o gerenciamento de coleções em bibliotecas. Rev. digit. bibliotecon. cienc. inf., Campinas, SP, v.12, n. 1, p. 39-60, jan/abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/download/1617/pdf_53/

  • Esta questão aborda conceitos relacionados aos processos de formação e desenvolvimento de coleções.

    São muitos os métodos para estabelecer uma política de formação e desenvolvimento de coleções.

    O modelo Conspectus citado na assertiva determina os temas e os assuntos das coleções com base na quantidade e concentração de exemplares em classes e subclasses de um esquema de classificação, sendo um dos mais populares na área.

    Por usar a classificação como base, o modelo Conspectus costuma ser de fácil implantação, pois dispensa o uso de esquematizações adicionais do acervo.

    Desta forma, identificamos o conteúdo expresso na assertiva como correto.
    Gabarito do Professor: CERTO.