Muitas vezes o é visto como um adversário para o, entretanto, essa ideia de vem mudando com o tempo, tornando-a cada vez mais concisa e proveitosa. O Comakership é o exemplo disso: ele é considerado o mais alto nível de relacionamento entre e , pois ele é representado por ideologias de confiança mútua, participação e com alta e assegurada. Também conhecido como , o participa ativamente, envolvendo-se em várias fases do projeto, como a de seu planejamento, de seus e até da sua . Isso se dá devido à uma garantia de contratos de fornecimento de longo prazo, transmitindo a segurança e a confiança necessária para tal laço profissional.
FONTE: https://portogente.com.br/portopedia/85799-relacao-cliente-fornecedor-comakership
:^]
gabarito A
Relacionamento fornecedor-cliente quando essa parceria atinge elevado grau de evolução, gerando confiança mútua, participação, fornecimento com qualidade assegurada, etc., dá-se a ela o nome de comakership.
Esse tipo de relação não nasce do dia para a noite, pois requer um certo tempo de amadurecimento, de conhecimento da capacidade do fornecedor e do cliente.
FASES DO RELACIONAMENTO DO CLIENTE E FORNECEDOR:
- Integração Convencional: dá-se prioridade ao PREÇO. Relacionamento entre adversários: quem pode mais impõe suas condições. Desconfiança quanto à qualidade;
- Melhoria da qualidade: prioridade à qualidade do PRODUTO. Inicio de um relacionamento mais duradouro, confiança recíproca. Reduz-se o número de fornecedores, eliminando-se aqueles que não oferecem qualidade;
- Integração operacional: prioridade ao controle do PROCESSO, levando-se em conta sua capacidade. O cliente e o fornecedor fazem investimentos comuns em pesquisa e desenvolvimento, com o cliente na maioria das vezes financiando programas de melhoria da qualidade dos fornecedores, para que implantem sistemas de garantia da qualidade.
Integração estratégica: é uma PARCERIA de NEGÓCIOS. Gerenciamento comum dos procedimentos dos negócios, incluindo o desenvolvimento de produtos e processo, engenharia simultânea, fornecimento sincronizado e qualidade assegurada. Tem-se, nesse caso, o relacionamento do tipo comakership. ...TIPO - CASAMENTO ESTRATÉGICO.
Abordagem convencional Não existe na teoria.
MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. 2ª ed.São Paulo: Saraiva, 2005.