SóProvas


ID
3531583
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Durante o treinamento dos recenseadores do IBGE, o instrutor apontou que a coleta dos dados nos formulários deverá ser completa, indicando que qualquer questão que ficar sem os dados necessários implicará redução da remuneração do recenseador. Por ocasião da coleta dos dados, um determinado recenseador não completou alguns dos formulários no momento da entrevista e, ao revisá-los no final do dia, decidiu inserir as informações que lhe viessem à cabeça, pois se sentia injustiçado com a possível redução de sua remuneração. Com base no exposto, qual é o fator do diamante da fraude que mais influenciou na concretização dessa fraude?

Alternativas
Comentários
  • O triângulo da fraude

    O triângulo da fraude, desenvolvido pelo criminologista americano Donald Cressey na década de 1950, ainda é um modelo válido para análise de riscos e gerenciamento. Cada vértice do triângulo da fraude representa um dos três fatores que aumentam a chance de comportamento antiético e fraudulento em uma determinada situação: pressão, oportunidade e racionalização.

    A pressão motiva o fraudador a agir em resposta a situações emocionais ou financeiras. Por exemplo, o ladrão pode ter problemas financeiros como dívidas ou um vício de alto custo, ou pode estar enfrentando pressão para apresentar um fluxo constante de renda à sua família ou aos seus cúmplices. É comum também a pressão por status social.

    A oportunidade surge onde existe pouco ou nenhum controle de fraude. Fraudadores pensam que podem agir com impunidade porque ninguém monitora suas ações. No caso da fraude no e-commerce, a oportunidade surge na forma de sites com pouca ou nenhuma proteção e fraca execução da lei.

    A racionalização ocorre quando um indivíduo ou grupo sente-se desculpado ao cometer fraude. Muitas pessoas preferem não pensar em si mesmas como criminosas, então aplicam um raciocínio a seu comportamento para encaixá-lo de acordo com seus princípios morais. A razão que encontram pode ser que não ganham dinheiro suficiente, que precisam sustentar sua família, ou que a corrupção está tão disseminada que sua ação não importa no quadro geral.

    ACESSO: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/por-que-nivel-de-fraude-varia-por-pais/

  • As bancas de concurso público deveriam ser obrigadas a fornecer o referencial teórico para que os estudantes possam estudar com maior precisão o que, de fato, a banca espera deles. Não há como saber todos os modelos existentes no mundo a respeito dos mais diversos temas. É humanamente impossível.

  • GABARITO: Letra C

    O triângulo da fraude é composto por três elementos: Pressão, Oportunidade e Racionalização.

    Pela racionalização, o fraudador tenta justificar seus atos. O agente se sente perdoado por cometer tal ato, pois, na cabeça dele, esse ato era o melhor entre as opções possíveis. É como se fosse o seguinte: "vou roubar um pouquinho aqui pq já tem tanta gente roubando que minha ação nem vai fazer cócegas". Outra justificativa é que o fraudador se sente injustiçado por alguma coisa, e, por isso, justifica seu ato.

    Foi o caso da questão. O recenseador se sentiu injustiçado pela diminuição da remuneração e usou isso como desculpa para praticar fraude.