SóProvas


ID
3533764
Banca
Quadrix
Órgão
CRBM 5º Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Dois navios de bandeira iraniana que trouxeram ureia  ao  Brasil  e  pretendiam  retornar  ao  Irã,  carregando  milho  brasileiro, estão parados ao largo do porto de Paranaguá (PR)  desde  o  início  de  junho,  com  dificuldades  de  obter  combustível para a viagem ao país asiático.  

Internet: <https://economia.uol.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.


As dificuldades citadas guardam relação com sanções econômicas dos Estados Unidos ao Irã.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil tradicionalmente não faz restrições políticas de comércio internacional e é tido como bom parceiro pelas nações com as quais negocia. O episódio do navio iraniano repercutiu dada a sua excepcionalidade.  

    Análise do item:

    O governo norte-americano vem sancionando empresas e autoridades iranianas desde seu abandono unilateral do acordo nuclear firmado em 2015 pelo presidente Obama. Como o funcionamento destas sanções inclui governos, empresas e indivíduos que façam transações com os iranianos listados houve preocupação por parte de fornecedores de combustível de ser atingidos por tal mecanismo. Item correto.

    Consideração final:

    O episódio refletiu a atual política externa brasileira caracterizada pelo alinhamento automático com as posições norte-americanas. 



    Gabarito do professor: Correto.
  • No final do primeiro semestre de 2019, dois navios iranianos (Bavand e Termeh) permaneceram durante dois meses atracados no porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, por falta de combustível. A Petrobras se recusava a abastecer as embarcações por temer retaliações devido às sanções do governo americano contra o Irã.

    Apesar de o Brasil não reconhecer sanções unilaterais a um país, o nosso país temeu receber as sanções que os Estados Unidos impõem a empresas ou a países que negociam com os iranianos.

    Resposta: Certo

  • Resposta: Certo

  • Gabarito CERTO