SóProvas


ID
3533776
Banca
Quadrix
Órgão
CRBM 5º Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 12 de junho de 2019, foi informado que um suposto hacker invadiu o grupo do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no Telegram. Segundo a Revista Istoé, o suposto hacker teria escrito que acessa “quem quiser e quando quiser”, além de se identificar como tal, escrevendo “hacker aqui”.

Internet: <www.tecmundo.com.br> (com adaptações). 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.


Na chamada Operação Spoofing, foram presas quatro pessoas acusadas de participar, direta ou indiretamente, de invasões de telefones celulares e obtenção de dados de autoridades brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Operação Spoofing é uma operação policial brasileira deflagrada pela Polícia Federal em 23 de julho de 2019, com o objetivo de investigar as invasões às contas de Telegram de autoridades brasileiras e de pessoas relacionadas à operação Lava Jato.

    Fonte Wikipédia

    PF prende 4 suspeitos em operação denominada spoofing .

    Fonte g1

  • Assertiva C

    Na chamada Operação Spoofing, foram presas quatro pessoas acusadas de participar, direta ou indiretamente, de invasões de telefones celulares e obtenção de dados de autoridades brasileiras.

  • A atuação de hackers vazando material de autoridades não é exclusividade nacional vide o caso dos  alegados hackers russos que teriam tentado interferir nas eleições dos EUA. Num mundo informacional, como o nosso atual, o sigilo de dados digitais é prioridade e notícias sobre vazamentos de informações de autoridades repercutem muito no noticiário e devem ser observadas com bastante atenção. 
    Análise do item:
    A citada operação foi resultado da ação de uma organização criminosa que praticava crimes virtuais.  Dentre eles temos a invasão e exposição de informações de autoridades como o então ministro Sérgio Moro que foram divulgadas a veículos de imprensa. Item correto
       

    Gabarito do professor: Correto

  • Questão mista de informática com atualidade.

  • "Polícia Federal prende quatro em operação que investiga invasão do celular de Sergio Moro

    PF cumpriu mandados de busca e de prisão temporária em São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto, como parte de inquérito que investiga suposto hacker invasor do celular de ministro.

    Por Camila Bomfim, TV Globo — Brasília 23/07/2019"