SóProvas


ID
3534454
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A 13.ª edição do Anuário da Segurança Pública foi feita a partir de dados das próprias secretarias estaduais de segurança pública ou defesa social e de informações do IBGE e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e, em sua edição 2019, que faz um comparativo entre 2017 e 2018, apontou aumento do número de mortes violentas em Tocantins.

Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações).

A respeito do tema abordado no texto acima e considerando o intervalo de tempo ali mencionado, julgue o item.


No Tocantins, houve aumento nos casos de furto e de roubo de veículos.

Alternativas
Comentários
  • Questão sem lógica... Ridícula!

  • A questão tem que analisar além do texto.

    sé houve o aumento nos casos de furto e de roubo de veículos no estado, logicamente o aumento do número de mortes violentas também teria tendência a aumentar.

    Pois são consideradas mortes violentas intencionais o homicídio doloso, a lesão corporal seguida de morte, o latrocínio.

  • !!!!!!!!!

  • A Questão pede inferência ao "TEMA", e não ao próprio Texto.

  • A prova é para serviços gerais, então não esperem muito do nível das questões.

  • Roger neres... o homicídio (doloso/ culposo) não é necessariamente violento!

  • GAB: Certo.

    A 13ª edição do Anuário da Segurança Pública foi feito a partir de dados das próprias secretarias estaduais de segurança pública ou defesa social, além de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

    O Tocantins também teve um grande aumento no número de estupros e tentativas de estupros, passando de 594 para 792, entre 2017 e 2018. Um aumento de 32,9%. Por outro lado, houve queda na quantidade de feminicídio, de 32 para seis.

    Os dados também mostram aumentos no número de furtos de veículos (de 1.544 para 1.982), roubos de veículos (817 a 1083).

    Apesar dos aumentos, os dados apontam que o estado aumentou o investimento na segurança pública em 56,6%, passando de R$ 22,7 milhões para R$ 35.4 milhões.

    Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/09/11/anuario-da-seguranca-publica-aponta-crescimento-nas-mortes-violentas-e-estupros-no-tocantins.ghtml

  • Questão desatualizada, pessoal!

    Os crimes de furto e roubo foram reduzidos e no total de crimes contra o patrimônio a redução foi de 29,6.

    https://www.to.gov.br/ssp/estatisticas-criminais/6cio1602f3pg