SóProvas


ID
3534949
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 9ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca dos assuntos publicados na imprensa nacional e internacional recentemente, julgue o item.



Em maio, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela soltura de nove militares do Exército que estavam presos após desferirem centenas de disparos contra um carro, quando morreram duas pessoas, um músico e um catador de papel, no Rio de Janeiro.

Alternativas
Comentários
  • O STM - Superior Tribunal Militar - decidiu nesta quinta-feira, por 12 votos a 2, soltar nove militares do Exército que estavam presos preventivamente desde 8 de abril por terem disparado mais de 240 tiros de fuzil e pistola, aos 62 deles contra o carro em que estava o músico Evaldo Rosa dos Santos, em Guadalupe, na zona oeste do Rio de Janeiro.

  • No dia 24 de maio de 2019 foram liberados de prisão preventiva , efetivada  desde o dia 8 de abril, os 9 militares que dispararam mais de 240 tiros contra um carro que  foi confundido com o de traficantes",  atingindo o músico Evaldo Rosa dos Santos, em Guadalupe, na zona oeste do Rio de Janeiro. Santos, que viajava com a família para um chá de bebê, e  o catador Luciano Macedo, que tentou socorrê-lo, morreram em decorrência do ataque.
    O tribunal que libertou os 9 presos foi o Tribunal Militar Superior, por 12 votos a 2. Os militares continuam sendo réus do crime mas aguardam o julgamento em liberdade. 
    A decisão foi baseada no fato de todos terem residência fixa, não terem antecedentes e não haver nenhuma prova de que poderiam estabelecer algum tipo de obstáculo à investigação. O que está incorreto na afirmativa é o Tribunal que soltou os militares em maio de 2019 

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Detalhes né!

    STJ - STM