SóProvas


ID
3535516
Banca
Instituto Access
Órgão
Câmara de Orizânia - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“O modo artesanal de fazer queijo de Minas foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, assim como outros bens culturais de natureza imaterial que dizem respeito a práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).”
(IPHAN)
Dos bens culturais imateriais brasileiros listados a seguir, assinale a opção que indica aquele que recebeu influência direta da cultura indígena.

Alternativas
Comentários
  • Com apoio da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Amazonas, indígenas de diferentes etnias dos municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira (AM) se reuniram para avaliar as ações de manutenção do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro (SAT RN) e debater novos passos para seu fortalecimento. O grupo é conhecido como o Conselho da Roça, e é formado exclusivamente por agricultores e demais lideranças indígenas do Rio Negro. São eles que agem para manter o sistema tradicional vivo e preservado.

  • Gabarito: A

    O Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro é entendido como um conjunto estruturado, formado por elementos interdependentes: as plantas cultivadas, os espaços, as redes sociais, a cultura material, os sistemas alimentares, os saberes, as normas e os direitos. Sua inscrição no Livro de Registro dos Saberes foi realizada em 2010. As especificidades do Sistema são as riquezas dos saberes, a diversidade das plantas, as redes de circulação, a autonomia das famílias, além da sustentabilidade do modo de produzir que garante a conservação da floresta. 

    Esse bem cultural está ancorado no cultivo da mandioca brava (Manihot esculenta) e apresenta, como base social, os mais de 22 povos indígenas, representantes das famílias linguísticas Tukano Oriental, Aruak e Maku (não identificadas), localizados ao longo do rio Negro em um território que abrange os municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, no Estado do Amazonas, até a fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela. A Bacia do Rio Negro é formada por um mosaico de paisagens naturais que abrange a floresta de terra firme, campina, vegetação de igapó e chavascal, com uma diversidade que repercute na vida da população, especialmente nas atividades de caça, pesca, agricultura e na coleta de materiais para fabricação de artefatos e de malocas. 

    Fonte: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/75