SóProvas


ID
3536998
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Qual princípio contábil expõe que pessoas físicas e jurídicas não devem ser confundidas, ou os sócios não devem ser confundidos com empresas: são pessoas com personalidades jurídicas distintas?

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra D

    Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

    Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    OPrincípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referemindependentemente do recebimento ou pagamentoParágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

    Princípio da continuidade Pressupõe que as operações de uma empresa continuarão em funcionamento no futuro. Por isso, esse contexto deve ser levado em conta para a mensuração e a apresentação dos elementos que compõem o patrimônio da entidade.

    Princípio da entidade A entidade não se confunde com o patrimônio de cada um dos sócios ou dos proprietários. Esse princípio, portanto, permite que se preparem demonstrações financeiras apenas para a entidade separada ou apenas para cada um dos sócios.

    Princípio da oportunidade Consiste em não ignorar na Contabilidade o registro de atos e fatos administrativos incertos e aleatórios, que normalmente não são considerados patrimoniais, mas que, no futuro, poderão afetar o patrimônio. O processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais deve produzir informações íntegras e tempestivas.

  • GABARITO D

    a) Princípio da Oportunidade: A informação deve ser integra e tempestiva;

    b) Princípio da Continuidade: A entidade "existe" infinitamente;

    c) Princípio da Competência: Reconhece as receitas independente do recebimento e as despesas independente do pagamento;

    d) Princípio da Entidade: necessidade de diferenciação do patrimônio da empresa, do patrimônio dos sócios.

    e) Princípio da Prudência: Situações iguais considera-se o menor valor para ativos e receitas e maior valor para passivos e despesas

  • gab. D

    O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

  • Gabarito: D

    Art. 4º O Princípio da entidade reconhece a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes .

    Parágrafo único – O patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.