SóProvas


ID
3537616
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Houve um episódio curioso ocorrido no ano de 1971, num pequeno e longínquo povoado amazônico, durante a inauguração de um trecho da Rodovia Transamazônica. Sabemos que a própria rodovia é, hoje, uma imensa ficção, mas isto é um “detalhe”. A tal inauguração coincidiu com a exibição, no único cinema do povoado, de um filme sobre vampiros, que causou grande impressão sobre todos os habitantes. No dia da inauguração, foram vistos automóveis pretos, em grande número, certamente ligados à comitiva presidencial. Imediatamente espalhou-se a notícia por todo o povoado de que os vampiros estavam chegando à região, que já tinham atacado outros lugares oferecendo bombons às crianças, para, a seguir, agarrá- -las e chupar o seu sangue. Como consequência desses boatos, estabeleceu-se um pânico generalizado no povoado: homens agarrando suas armas, gente rezando, e mães desesperadas buscando seus filhos.
(Elias Thomé Saliba. “Experiências e representações sociais sobre o consumo de imagens”. Em Circe Bittencourt (org.).O saber histórico na sala de aula. Adaptado)


Para Saliba, esse episódio permite

Alternativas
Comentários
  • A entrada da questão mostra um trecho que descreve a reação de uma população interiorana face às imagens e ideias veiculadas pelas imagens de um filme, em combinação com um fato real interpretado à luz da decodificação que a comunidade fez das imagens. 
    O trecho é parte de um texto de Elias Thomé Saliba. “Experiências e representações sociais sobre o consumo de imagens", publicado na obra de Circe Bittencourt (org.).O saber histórico na sala de aula. 
    A questão pede que seja apontada uma conclusão que o autor acredita ser possível a partir da interpretação do episódio

      A) INCORRETA- Não é possível inferir que os filmes de ficção são responsáveis pela ausência de capacidade crítica e sim a falta de Educação. 

    B) INCORRETA-A História do Imaginário não tem como objetivo “reproduzir a realidade com exatidão", exatamente por trabalhar com o Imaginário dentro das sociedades. E, nem sempre as imagens reproduzem a realidade. Elas podem vivificar o imaginário. 

    C) INCORRETA- Existe uma função pedagógica do cinema que, no entanto, não se limita à ilustração de conhecimentos científicos. O cinema pode ser um documento imagético sobre determinado momento histórico ou de uma biografia ou ainda de uma proposta artística e cultural. Além disso, não é que o trecho transmite.

    D) CORRETA- A História Cultural dever ter um cuidado especial com a investigação acerca da “recepção, do consumo e dos usos sociais da imagem" Esta representa, talvez, a função mais importante da História Cultural. 

    E) INCORRETA- A mensagem das imagens podem variar de acordo com os que as veem, pois a visão não é neutra. 

    Gabarito do Professor: Letra D.