SóProvas


ID
3537631
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As reflexões iniciais de Antonio Candido no prefácio da quinta edição de Raízes do Brasil apontaram para o significado que esse livro tivera no processo de constituição das novas formas de pensar o Brasil, a partir da segunda metade dos anos 30: “os homens que estão hoje [1967] um pouco para cá ou pouco para lá dos cinquenta anos aprenderam a refletir e a se interessar pelo Brasil sobretudo em termos de passado e em função de três livros: Casa-Grande & Senzala, publicado quando estávamos no ginásio; Raízes do Brasil, publicado quando estávamos no curso complementar; Formação do Brasil contemporâneo, publicado quando estávamos na escola superior”.
(Paulo Miceli. “Sobre História, Braudel e os Vaga-Lumes”. Em Marcos Cezar de Freitas (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. Adaptado)


São os autores das obras citadas, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Paulo Miceli, em “Sobre História, Braudel e os Vaga-Lumes", cita obras que são basilares para qualquer um que pretenda aprofundar o estudo e pesquisa sobre história do Brasil: Casa Grande e Senzala, Raízes do Brasil e Formação do Brasil Contemporâneo. Aqueles que cursam graduação de História, em qualquer instituição de ensino superior do país, devem ter conhecimento e devem ter lido as obras em questão. 
    Em uma das alternativas estão listados os nomes dos historiadores que escreveram as obras citadas. 
    A) INCORRETA- Os estudiosos citados não se relacionam às obras destacadas. 
    B) INCORRETA – Todos três são historiadores importantes mas, nenhum é autor das obras citadas. 
    C) INCORRETA- Nenhum dos autores citados é autor das obras descritas. 
    D) INCORRETA – Os autores citados não se relacionam com as obras apontadas. 
    E) CORRETA- Gilberto Freyre é o autor de Casa Grande e Senzala. Sérgio Buarque de Holanda escreveu Raízes do Brasil e Formação do Brasil Contemporâneo é de Caio Pardo Junior. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Alternativa E

    Questão para professor de história mesmo, oh loko kkkkkk