SóProvas


ID
3537634
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

É certo que a história operária adquiriu, em pouco mais de duas décadas, um status acadêmico e um determinado espaço institucional, ainda que dificilmente voltará a ter o prestígio extra-acadêmico do início dos anos 80. [...] A história operária viveu seu momento de glória no início dos anos 80 [...].
(Cláudio H. M. Batalha. “A historiografia da classe operária no Brasil: trajetória e tendências”. Em Marcos Cezar de Freitas (org.). Historiografia brasileira em perspectiva.)


A importância da história operária, no período citado, tem forte relação com

Alternativas
Comentários
  • A ascensão do movimento operário está relacionado com a forte industrialização na região do ABC paulista gerando até a criação do partido dos trabalhadores no ano de 1980.

  • A história da classe operária é tema bastante específico dentre os temas mais presentes na historiografia contemporânea brasileira. É um dos temas que não são “ clássicos", por assim dizer, na medida em que a perspectiva não é aquela dos dominantes mas dos dominados. No entanto, as pesquisas e publicações sobre o tema aumentaram, particularmente na década de 1980. 
    Para responder a questão não é necessário conhecimento mais aprofundado acerca da historiografia da classe operária mas sim do movimento operário em si no Brasil das décadas de 1960, 1970 e 1980. 
    Assim será possível associar uma das alternativas à maior produção da historiografia do operariado na década de 1980, já que “ a história operária viveu seu momento de glória no início dos anos 80" segundo o trecho transcrito, de Cláudio H. M. Batalha 
    A) INCORRETA- A Capes é uma fundação que tem por objetivo a maior qualificação de professores de nível superior. E não está vinculada a este ou aquele tema específico. 
    B) INCORRETA – A história da classe operária não se relaciona diretamente com a história das mentalidades de origem francesa. 
    C) CORRETA- O movimento operário foi muito atuante no Brasil  no final da década de 1970 e toda a década de 1980. Isso estimulou a pesquisa. 
    D) INCORRETA – As modificações pelas quais passaram as universidades e os currículos das diferentes graduações não tem uma relação direta com a historiografia sobre a classe operária. 
    E) INCORRETA- A criação dos cursos com tal temática se relaciona com o crescimento do movimento operário. A opção desta alternativa propõe uma explicação tautológica. 
    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Alternativa C