A história da classe operária é tema bastante específico dentre os temas mais presentes na historiografia contemporânea brasileira. É um dos temas que não são “ clássicos", por assim dizer, na medida em que a perspectiva não é aquela dos dominantes mas dos dominados. No entanto, as pesquisas e publicações sobre o tema aumentaram, particularmente na década de 1980.
Para responder a questão não é necessário conhecimento mais aprofundado acerca da historiografia da classe operária mas sim do movimento operário em si no Brasil das décadas de 1960, 1970 e 1980.
Assim será possível associar uma das alternativas à maior produção da historiografia do operariado na década de 1980, já que “ a história operária viveu seu momento de glória no início dos anos 80" segundo o trecho transcrito, de Cláudio H. M. Batalha
A) INCORRETA- A Capes é uma fundação que tem por objetivo a maior qualificação de professores de nível superior. E não está vinculada a este ou aquele tema específico.
B) INCORRETA – A história da classe operária não se relaciona diretamente com a história das mentalidades de origem francesa.
C) CORRETA- O movimento operário foi muito atuante no Brasil no final da década de 1970 e toda a década de 1980. Isso estimulou a pesquisa.
D) INCORRETA – As modificações pelas quais passaram as universidades e os currículos das diferentes graduações não tem uma relação direta com a historiografia sobre a classe operária.
E) INCORRETA- A criação dos cursos com tal temática se relaciona com o crescimento do movimento operário. A opção desta alternativa propõe uma explicação tautológica.
Gabarito do Professor: Letra C.