SóProvas


ID
3537649
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o período Médici, a política externa orientou-se por um projeto de ampliação de influência e poder na América Latina.
(Maria Helena Capelato. “O ‘gigante brasileiro’ na América latina: ser ou não ser latino-americano”. Em: Carlos Guilherme Mota (org.). Viagem incompleta. A experiência brasileira (1500-2000): a grande transação.)


Diante dessa orientação da política externa, o governo Médici

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    A Operação Condor foi uma articulação político-militar internacional firmada entre países da América do Sul a partir da segunda metade da década de 1970.

    O objetivo da operação era debelar estruturas de organizações político-revolucionárias de orientação comunista a partir do compartilhamento de informações dos sistemas de inteligência e da ação conjunta das forças de repressão desses países.

  • Apesar de ter uma razoável popularidade, em função de um momento favorável da economia e da propaganda a favor do governo, o período Médici é de intensa repressão.
    Para melhor entender a etapa Médici  é preciso tomar em consideração que é marcada pelo Milagre Econômico, tendo como principal fator interno a maior capacidade do governo em arrecadar recursos, tendo condições de reduzir o déficit público e a inflação. Há fatores favoráveis externos como a disponibilidade de recursos (empréstimos externos e aumento do investimento em capital estrangeiro), o aumento do comércio exterior e a diversificação das exportações.
    No entanto, não se deve perder de perspectiva os pontos negativos do Milagre: excessiva dependência do sistema financeiro e do comércio internacionais, maior necessidade de importados, maior concentração de renda (resultante do arrocho salarial) e disparidade entre o avanço econômico e o retardo nas políticas sociais 
    A política externa da época apresenta proposições contraditórias porquanto apoia quaisquer lutas contra “terroristas" e “comunistas" na América do Sul, mas também procura aproximação com Estados com governos ditos de “esquerda" na América e fora dela. 
    O trecho apresentado defende que a política externa brasileira tinha, entre seus objetivos, a ampliação do poder e da influência do Brasil na América. Uma das alternativas mostra uma das ações da política externa que se coaduna com o seu objetivo maior.
    A) INCORRETA- O Brasil votou contra o bloqueio à Cuba entre 1992 e 2019 e não na época apresentada no trecho
    B) INCORRETA- Não foi articulado um mercado comum na América até 1991 quando se estrutura  o Mercosul. 
    C) CORRETA- Dentro de sua proposta de lutar contra terroristas e comunistas o Brasil apoiou golpes de Estado na Bolívia, Chile e Uruguai, objetivando uma ampliação da esfera de influência. 
    D,) INCORRETA- Os conflitos entre Peru e Equador, por conta de disputa de território não aconteceram durante o governo Médici 
    E) INCORRETA- O governo Médici não investiu em obras no exterior. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Operação Condor foi uma articulação político-militar internacional firmada entre países da América do Sul a partir da segunda metade da década de 1970. Entre esses países, estavam ArgentinaUruguaiChileParaguaiBolívia e Brasil, à época em que neles prevaleciam regimes políticos comandados por militares. O objetivo da operação era debelar estruturas de organizações político-revolucionárias de orientação comunista a partir do compartilhamento de informações dos sistemas de inteligência e da ação conjunta das forças de repressão desses países. A Operação Condor tornou-se tema de grandes discussões após o fim dos regimes militares e o consequente processo de redemocratização dos países citados.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historia-america/operacao-condor.htm

  • Em 30/03/22 às 16:39, você respondeu a opção A.Você errou!

    Em 27/02/22 às 16:55, você respondeu a opção B. Você errou!

    Estou chegando perto de acertar hein, alternativa correta C rsrs

    Desistir jamais!

    #estudaqueavidamuda