SóProvas


ID
3537655
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Ao pensarmos a Igreja Católica na América Latina contemporânea, de imediato nos vem à mente suas divisões internas com relação ao poder político e aos problemas sociais; colocam-se frente a frente os seguidores da Teologia da Libertação e os defensores da hierarquia conservadora. É possível fazer um paralelo entre o presente e o período da independência.
(Maria Ligia Coelho Prado. América Latina no século XIX – Tramas, telas e textos.)


Sobre esse paralelo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O texto introdutório da questão, extrato de uma obra de Maria Lígia Coelho Prado, explicita em linhas gerais questões internas da Igreja Católica no século XX. Apresenta como grande oposição de um lado os defensores da Teologia da Libertação, engajada nas questões sociais e, do outro lado, aqueles que defendem a hierarquia conservadores que, via de regra, dialogam com o poder político estabelecido. 
    Ainda segundo Maria Lígia Prado é possível estabelecer um paralelo entre as dissensões da Igreja Católica contemporânea e,  aquelas da época da independência das colônias ibéricas na América.
    Da mesma forma que há mais de uma orientação da ação do clero católico na Igreja de hoje, havia na primeira metade do século XIX, momento dos processos de independência. No passado, entretanto, a importância da atuação, politica ou não, dos membros do clero católico ainda era mais relevante do que o é agora.
    Uma das alternativas apresenta uma ideia de história correta acerca do paralelo possível. 
    A) CORRETA- A Igreja Católica na América, desde seu estabelecimento, pela distância e dificuldade de comunicação, sempre teve algum afastamento de Roma. O clero atuou, desde a época da colonização, segundo as demandas e circunstâncias que o momento histórico e geográfico apresentava. Daí, muitas vezes, uma ação pendular entre o apoio aos rebeldes que lutavam pela independência e o suporte às autoridades coloniais. 
    B) INCORRETA – A divergência entre a instituição Igreja e o clero não procede. Houve, e há, dissensões na Instituição e entre o clero. 
    C) INCORRETA- As divisões político-administrativas da América Espanhola não correspondem à uma separação ou distinção de ação da Igreja Católica. Ademais, são divisões estabelecidas pela coroa espanhola e não pela Igreja. 
    D) INCORRETA- Tanto o clero secular quanto o regular estão submetidos à autoridade de Roma. Portanto, a afirmativa apresentada defende uma ideia incorreta. 
    E) INCORRETA- Não só a hierarquia da Igreja ficou dividida. Os sacerdotes também. Houve aqueles engajados nas lutas pela libertação e os que permaneceram a favor da dominação espanhola.
    RESPOSTA: A