SóProvas


ID
3537760
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Para Santos (1996), o crescimento econômico assim obtido, fundado em certos setores produtivos e baseado em certos lugares, veio a agravar a concentração da riqueza e as injustiças, já grandes, de sua distribuição. Como tal crescimento se fazia paralelamente ao apelo a um consumo impossível de se generalizar, as linhas de crédito abertas para fortalecer os produtores ajudaram a agravar as desigualdades e santificar as distorções.

Em linhas gerais, foram estes os mecanismos que criaram a sociedade dos não-cidadãos brasileiros durante o período

Alternativas
Comentários
  • Acho que a questão se refere ao "milagre econômico" do governo Médici

  • Em linhas gerais, foram estes os mecanismos que criaram a sociedade dos não-cidadãos brasileiros durante o período].

    Alguém que explique a parte em destaque ** por favor

  • O texto apresentado na entrada da questão é vago. Pode ser interpretado segundo características de mais de um momento da história econômica do Brasil, principalmente porque política distributiva não é uma proposta marcante nas políticas econômicas do país desde o período colonial. 
    A ideia de “não cidadãos" pode ser considerada presente em todos os períodos históricos indicados nas alternativas. Começando no período colonial até o final do período monárquico existiu a escravidão e, isso configura um contingente significativo de “não cidadãos", sendo os brancos pobres e nativos incorporados ao grupo. 
    Na análise do trecho, para que seja possível chegar à resposta correta, é preciso buscar elementos que caracterizam uma determinada época e que não sejam a essência da economia de outra. É então possível destacar a questão do estímulo ao consumo, a concentração regional dos investimentos e do crescimento e a abertura de créditos a produtores. É preciso que o momento histórico a ser assinalado apresente as três propostas concomitantes e de forma marcante. A partir deste raciocínio a alternativa correta, que indica o período descrito no trecho é: 
    A) INCORRETA- No período do Estado Novo a industrialização foi concentrada no setor de infraestrutura, de forma que não há claramente incentivo ao consumo. 
    B) INCORRETA- No período colonial não houve, por parte do dominador português, um projeto de caráter “nacional". Além disso, a regionalização era automática mas, em função das necessidades da metrópole. 
    C) CORRETA- No período da ditadura militar há uma maior concentração de crescimento na região sudeste, pois ela é a que atrai o capital estrangeiro. Além disso há o financiamento de produtores nacionais que estão vinculados à produção de bens de consumo duráveis e não duráveis. Por conseguinte, era necessário estimular o consumo que, no entanto, não alcançava maior parte da população, face à concentração de renda. 
    D) INCORRETA- O neoliberalismo não tem como característica marcante o financiamento constante de produtores, até mesmo porque parte das premissas da livre iniciativa e livre concorrência. 
    E) INCORRETA – O período da Nova República é marcado por momentos bens diferenciados de política econômica neoliberal e de atuação do estado na economia. Portanto, não se percebe em todo o período a presença determinante e concomitante das proposições.
    Gabarito do professor: Letra C.
  • O famoso "Vamos crescer o bolo e depois reparti-lo" a questão é o bolo nunca foi dividido entre a população - o famoso milagre econômico para as grandes classes rurais, deixando-os mais ricos.