Controle de admissão - Quando tal fluxo é oferecido a um roteador, ele tem de decidir, com base em sua capacidade e na quantidade de compromissos que já assumiu para outros fluxos, se deve admitir ou rejeitar o fluxo.
Reserva de Recursos - reservar recursos ao longo dessa rota, a fim de garantir que a capacidade necessária estará disponível. É possível reservar três diferentes tipos de recursos:
1. Largura de banda.
2. Espaço de buffer.
3. Ciclos da CPU.
Enfileiramento FIFO - Enfileiramento por ordem de chegada - o Primeiro a Entrar é o Primeiro a Sair
Serviços Diferenciados (DiffServ) - Um esquema um pouco mais elaborado para gerenciar as classes de serviço é chamado encaminhamento garantido (tipo de serviço diferenciado). Ele é descrito na RFC 2597 e especifica que haverá quatro classes de prioridade, e cada classe terá seus próprios recursos.
FONTE: Tanenbaum
#PegaOBizu
Trata-se de uma questão sobre QoS.
O comando da questão pergunta qual modalidade trata as aplicações de acordo com prioridades.
Vamos ver as alternativas.
A) Errado. O controle de admissão não trabalha com prioridades, ele observa na nova sessão se existe banda disponível, e se ela é suficiente para atender a demanda, para assim aceitar.
B) Errado. Filtro Wildcard trabalha com reserva de banda, e não com prioridades.
C) Errado. Reserva de recursos trata (como, por exemplo, o RSVP), da reserva nó a nó de recursos para garantir o envio, não trata com prioridades.
D) Errado. Enfileiramento não trata com prioridades, e sim com o atendimento na ordem da fila.
E) Correto. O DiffServ pode, por exemplo usando o assured forwarding, utilizar regras de prioridade para possibilitar classes de serviços prioritárias ou não.
Gabarito do Professor: Letra E.