-
AMEAÇA. Este conceito nada mais é do que um fator, elemento, causa que poderá explorar uma determinada vulnerabilidade. Segundo a ISO 27002, temos que a ameaça “é a causa potencial de um incidente indesejado, que pode resultar em dano para um sistema ou organização. ”
-
Fui na "A" e errei. Depois prestei atenção no português, "poderiam" não tem como ser ataque porque não aconteceu ainda.
-
Trata-se de uma questão sobre segurança da informação.
O comando da questão pergunta o que significa "uma potencial violação de segurança, que existe quando há uma circunstância, capacidade, ação ou evento que poderiam violar a segurança e causar prejuízo".
Vamos para as alternativas.
A) Errado. Podemos dizer que ataque é qualquer tentativa, bem ou mal sucedida (tanto faz), de acesso não autorizado de algum computador ou serviço.
B) Certo. Ameaça é qualquer coisa que possa explorar uma vulnerabilidade, seja de forma intencional ou acidental, e dessa forma obter, danificar ou destruir um ativo. Ameaça é contra o que estamos tentando nos proteger.
C) Errado. Risco seria o potencial de perda ou destruição de um ativo como consequência de uma ameaça que conseguiu explorar alguma vulnerabilidade.
D) Errado. Incidente, em segurança da informação, seria qualquer evento adverso relacionado à segurança.
E) Errado. Vulnerabilidade seriam as fraquezas de nosso ambiente que podem ser exploradas.
Gabarito do Professor: Letra B.
-
Fui no enunciado, onde fala "Uma", então a resposta seria uma palavra no feminino.
-
✅Gabarito(B)
Conceito semelhante a Incidente de Segurança...
Incidente de Segurança
Para que um incidente de segurança se caracterize, é necessária a concretização de ameaça que, por meio de vulnerabilidade presente em um dos ativos do ambiente tecnológico, gere impacto aos objetivos organizacionais.
Fonte: Q103267
Ameaça
Uma potencial violação de segurança, que existe quando há uma circunstância, capacidade, ação ou evento que poderiam violar a segurança e causar prejuízo”.
Fonte: RFC 2828
Breve Reflexão
Uma potencial violação de segurança (Ameaça), que existe quando há uma circunstância, (vulnerabilidade) capacidade, ação ou evento que poderiam violar a segurança e causar prejuízo”. Poderia ser interpretado como Incidente de Segurança da Informação.
Parecido com a definição de Incidente de Segurança, dependendo o contexto e a fonte.
-
Gabarito aos não assinantes: Letra B.
Como diferenciar risco de ameaça:
- Ameaça: dano potencial. (Trata-se um agente externo que pode se aproveitar das vulnerabilidades e ocasionar a quebra confidencialidade, integridade, disponibilidade...)
(CEBRASPE/PEFOCE/2012) As ameaças são fatores externos que podem gerar incidente de segurança da informação por intermédio da exploração das vulnerabilidades dos ativos de informação. (Certo)
- Risco: trata do dano real. Combina a possibilidade de ocorrência com as consequências. Pode ser considerado uma concretização da ameaça.
(FUNDATEC/SEFAZ/2014/Adaptada) Considerando os aspectos da segurança da informação, a possibilidade de uma determinada ameaça explorar vulnerabilidades de um ativo ou de um conjunto de ativos, prejudicando a organização, é chamada de riscos de segurança da informação. (Certo) (Aqui percebemos a combinação da probabilidade de ocorrência de um dano com a sua consequência)