SóProvas


ID
3539098
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Qual dos malwares a seguir é capaz de se propagar de forma independente, espalhando suas réplicas através de outros equipamentos de rede, geralmente através da exploração de vulnerabilidades?

Alternativas
Comentários
  • GAB.: E

    " Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando copias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de copias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de copias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores." Cartilha de Segurança).

  • Spyware: É um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e envia as informações coletadas para terceiros. Pode ser usado de forma legítima ou maliciosa.

    Cavalo de troia (Trojan): É um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    Ransomware: é um malware que sequestra arquivos, criptografa-os e exige dinheiro de sua vítima em troca de uma chave de descriptografia.

    Vírus: É um programa ou parte de um programa de computador, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro.

    Worm (verme)

    - É um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    - O worm se propaga pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    - Consomem muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar.

    Alternativa: E

  • De cara, dava pra eliminar Vírus, Spyware e Ransomware. Lembrar que o Trojan não possui, a princípio, a capacidade de criar cópias de si mesmo.

    Letra E

  • Trata-se de uma questão sobre segurança da informação.

    O comando da questão pergunta qual o malware que é capaz de se propagar de forma independente. 

    Vamos para as alternativas.

    A) Errado. Spyware não tem capacidade de auto propagação. Uma vez instalado, ele fica no hospedeiro verificando suas informações.

    B) Errado. Cavalo de troia não tem capacidade de auto propagação, ele serve como meio de entrada de um outro malware.

    C) Errado. Ransomware não tem capacidade de auto propagação, ele é um tipo de malware que restringe o acesso ao alvo e faz uma espécie de sequestro, exigido um resgate.

    D) Errado. Diferentemente dos worms, os vírus não tem capacidade de se espalhar para outros equipamentos de rede sozinho, ele pode até se propagar para outros arquivos dentro de um mesmo host, mas não para outros equipamentos sozinho.

    E) Certo. Dentre as alternativas apresentadas, o worm é a única delas que tem capacidade de auto propagação para outras redes e sistemas.

    Dica: Pessoal, nesse tipo de questão, quando se fala em propagação independente, na gigante maioria dos casos estamos falando de worms.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Worm: propaga-se de um computador para outro SOZINHO, sem necessidade de ter um arquivo hospedeiro (o que o diferencia dos vírus).