SóProvas


ID
3539374
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma limitação inerente a todos os processadores de 32 bits.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Processadores de 32 bits não conseguem lidar com palavras maiores de 32 bits. Como consequência, eles só conseguem endereçar 232 posições de endereços de memória, 4.294.967.296 bytes de memória, ou seja, 4GB de RAM.

  • Essa questão é uma bela candidata a anulação. Porque vejam só: um processador de 32GB também é capaz de acessar um de 2 GB de RAM não é mesmo? Então a questão diz que "apenas de 4GB", então quer dizer que só roda apenas de 4 GB de RAM e não de 2 GB? Tá erradíssima!!! Deveria ser anulada!!!

  • Com uma palavra de 32 bits, operando em binário, implica em “enxergar” memórias de tamanho até 2³², ou seja, 4GB (Gigabytes) de RAM!

    Com o avançar das configurações dos computadores, percebeu-se que manter a palavra de 32bits seria insustentável no longo prazo. Por isso, surgiu a arquitetura x64, capaz de lidar com palavras de 64bits. Além de resolver, por ora, o problema de memória [64 bits permitem trabalhar com até 16TB (Terabytes) de RAM, em tese], palavras mais extensas aumentam o poder de cálculo do processador. Por isso, sistemas operacionais e aplicativos mais novos, para desktops, notebooks e celulares, estão migrando para os 64 bits.

    E, não custa destacar, arquiteturas de hardware de 64 bits são retrocompatíveis com software de 32 bits.

  • Dentre as piores a letra A é a mais certa. Lembrando q é ATÉ 4 GB, e não APENAS!

    No dia da prova, não brigue contra a banca, aceite o erro deles e recorra depois!

  • Mais uma questão que deveria ser anulada. Você instala de ATÉ 4 GB de memória RAM e só USA 2,96 GB.

  • Processadores de 32-bits conseguem guardar um total de 2, ou 4.294.967.295 endereços diferentes. Esses endereços apontam para a memória RAM, onde as informações de que o processador precisa ficam armazenadas.

    Por esse motivo, processadores de 32 bits só conseguem aproveitar, no máximo, 4GB de RAM. A máquina pode até ter mais memória instalada, mas o processador não conseguirá acessá-la, pois só consegue distribuir endereços para os primeiros 4 GB.

    Processadores de 64 bits, por sua vez, conseguem guardar 2, ou 18.446.744.073.709.551.616 endereços diferentes! Por esse motivo, podem acessar muito mais RAM do que seus companheiros mais novos. Eles conseguiriam distribuir endereços para 17 bilhões de GB de RAM, mas computadores atuais raramente suportam mais que 64GB.

    Além de ser capaz de acessar mais RAM, os processadores de 64-bits também conseguem acessá-la de maneira mais rápida e eficiente, o que acaba deixando o computador mais rápido também.

  • O principal fator que deve ser levado em consideração é a quantidade de memória. Enquanto um sistema operacional 32 bits pode endereçar "apenas" 4 GB de RAM, a versão 64 bits alcança, teoricamente, 128 GB de RAM ou até mais.

    RESUMINDO: Diferença entre ambos está na quantidade de memoria

    32 bits podem usar apenas 4 GB de Ram.

    64 bits podem alcançar, 128 GB de Ram ou até mais.

    Observação: dizer que são capazes de usar ''apenas'' 4 GB de Ram é forçar a barra para nós concurseiro de plantão , enfim; eles ''podem'' usar apenas 4 gb de ram não é apenas 4 gb de ram existe a possibilidade e não obrigatoriedade.Questão ''NULA'' na minha opinião.

    GABARITO OFICIAL DA BANCA QUE VAI CONTRA A REGRA: ''A''

  • Os processadores são o principal componente de um dispositivo computacional. É lembrado pela associação com o cérebro do computador.

    Ele realiza o processamento dos dados e cálculos dos programas, utilizando os dados da memória RAM (memória principal, temporária e volátil) que foram carregados dos discos de armazenamento.

    Existem processadores de 4 bits, 8 bits, 16 bits, 32 bits e 64 bits. Este dado (quantidade de bits) se refere à dimensão dos seus registradores internos. Existiram processadores com 18 bits, 24 bits, 31 bits, 36 bits, 48 bits e 60 bits, porém sem tanto emprego comercial como os demais.

    A quantidade de bits que um processador opera determina a quantidade de memória que poderá endereçar. Quanto mais bits, mais memória. Quanto mais memória, mais rápido será o processamento.



    Fonte: Cedido pelo professor.

    Mas qual é a limitação inerente ao processador de 32 bits? A quantidade de memória RAM que pode endereçar.

    A) São capazes de acessar apenas 4GB de memória RAM.

    Correto.

    Vamos conferir as outras alternativas:

    B) São impossibilitados de usar vários núcleos de processamento.

    Errado. Um núcleo (core) é o coração de um processador. Os fabricantes constroem dentro de um encapsulamento 'físico', vários núcleos para acelerar o processamento dos dados, operando de forma concorrente ou em paralelo.

    C) Possuem limitação a HDs de até 40Gb.

    Errado. O limite está associado à tecnologia de conexão dos discos, como ATA, PATA e SATA.

    D) Não suportam portas USB.

    Errado. O suporte é realizado pelo barramento de dados, e possibilita a conexão de até 127 dispositivos por portas USB (Universal Serial Bus).

    E) Possuem Limitação relacionada à velocidade de transferência WIFI.

    Errado. O limite está associado ao componente da conexão de rede wireless, independente do processador instalado.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • São capazes de acessar apenas 4GB de memória RAM.

  • São capazes de acessar apenas 4GB de memória RAM.

  • 2^32 = 4.294.967.296 Bytes
  • https://www.tecmundo.com.br/memoria-ram/10046-por-que-o-windows-32-bits-nao-consegue-utilizar-4-gb-de-memoria-ram-.htm

    vejam esse link sobre isso, questão passivel de ANULAÇÃO.

  • Lembrei da aula referente ao protocolo IP.

  • Para ajudar a quem não entendeu o motivo de 32 bits indicar 2^32 = 4GBytes de Ram:

    O endereço é um IDENTIFICADOR único para um local de armazenamento da memória.

    Em uma memória RAM, os locais de armazenamento (que possuem endereços) são representados por 1 BYTE.

    Um processador de 32 bits consegue ENDEREÇAR, isto é, RECONHECER, até 2^32 = 4.294.967.296 endereços da memória RAM.

    Cada reconhecimento diz exatamente em qual linha e coluna está o local do armazenamento (que nem as linhas e colunas do Excel).

    Logo: 4.294.967.296 ENDEREÇOS que a memória RAM possui = 4.294.967.296 BYTES (já que cada endereço é representado por um BYTE).

    Então, o processador 32-bit consegue, no MÁXIMO, reconhecer 4GB de RAM, isto é, endereços de armazenamento.

  • 32 bits - até 4GB

    64 bits - até 128 ou até mais.