SóProvas


ID
3539500
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Quanto à classificação dos locais de crime, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Se um indivíduo é morto por disparos de arma de fogo dentro de uma cozinha, então essa cozinha compõe o local de crime imediato.
II. Em situações em que populares adentram as adjacências da área do fato (entre o local imediato e o grande ambiente exterior) e alteram a posição relativa das coisas, o local de crime mediato é inidôneo.
III. A privação do isolamento e a carência de preservação de local de crime permite, por si só, classificar um local de crime como idôneo.
IV. Apesar dos vestígios se concentrarem no local imediato, as áreas adjacentes a este, em continuidade geográfica e denominadas local mediato, podem conter vestígios relacionados ao fato sob investigação.
V. A idoneidade de um local de crime está relacionada à preservação do estado das coisas e à manutenção destas de forma inalterada até a perícia.

Alternativas
Comentários
  • Local de crime idôneo – Local preservado, não houve nenhum tipo de violação e nenhum tipo de trânsito de pessoas ou veículos pelo local delimitado, permanece imaculado. Local de crime inidôneo – Local onde já houve trânsito de pessoas, furto de objetos, foi usado produto químico para limpeza, movimentação ou mudança de local do cadáver, limpeza da arma deixada pelos marginais, mudança de posicionamento de objetos considerados imprescindíveis para a elucidação e autoria do delito.
  • Idôneo = Local preservado

    Inidôneo = Local não preservado

  • Idôneo = Local preservado

    Inidôneo = Local não preservado

  • GAB: LETRA C.

    I. Se um indivíduo é morto por disparos de arma de fogo dentro de uma cozinha, então essa cozinha compõe o local de crime imediato. CORRETO.

    Local Imediato: é a área de maior concentração de vestígios da ocorrência do fato, geralmente é o local onde ocorreu o fato, ou seja, o local propriamente dito.

    Local Mediato: compreende as adjacências do local onde ocorreu o fato.

    II. Em situações em que populares adentram as adjacências da área do fato (entre o local imediato e o grande ambiente exterior) e alteram a posição relativa das coisas, o local de crime mediato é inidôneo. CORRETO.

    Como o local não foi previamente isolado e além do mais, consta como alterado, o local é considerado INIDÔNEO.

    III. A privação do isolamento e a carência de preservação de local de crime permite, por si só, classificar um local de crime como idôneo. ERRADO.

     IV. Apesar dos vestígios se concentrarem no local imediato, as áreas adjacentes a este, em continuidade geográfica e denominadas local mediato, podem conter vestígios relacionados ao fato sob investigação. CORRETO (vide justificativa da I alternativa).

    V. A idoneidade de um local de crime está relacionada à preservação do estado das coisas e à manutenção destas de forma inalterada até a perícia. CORRETO.

    Local idôneo: é aquele em que a cena do crime e os demais vestígios não foram alterados em absolutamente nenhum dos seus aspectos.

    Local inidôneo: quando há a alteração de características do local que não tenham por objetivo a preservação da segurança ou da vida da vítima, esta alteração transformará este local em inidôneo, uma vez que foi desnecessária e alterou as condições iniciais do local logo após o crime.

  • Quanto a alternativa A ser classificada como local imediato..

    E se for uma cozinha industrial ? do tamanho de um pequeno estacionamento?

  • GABARITO: C

    I. Se um indivíduo é morto por disparos de arma de fogo dentro de uma cozinha, então essa cozinha compõe o local de crime imediato. CORRETO

    Local imediato: em locais fechados (como uma casa), a cozinha seria o local imediato pois é onde possui corpo de delito + vestígios.

    Local mediato: em locais fechados (como uma casa), os outros cômodos seria locais mediatos, pois não é onde exatamente ocorreu a cena do crime, mas são áreas onde há possibilidade de encontrar vestígios.

     II. Em situações em que populares adentram as adjacências da área do fato (entre o local imediato e o grande ambiente exterior) e alteram a posição relativa das coisas, o local de crime mediato é inidôneo. CORRETO

    Se alterou o local, ali já não está preservado, sendo chamado assim de local inidôneo.

    Local Idôneo = Local preservado

    Local Inidôneo = Local não preservado

    III. A privação do isolamento e a carência de preservação de local de crime permite, por si só, classificar um local de crime como idôneo. ERRADO

    Para a preservação do local é importante isolá-lo e manter o local preservado até a chegada dos peritos. Caso isso não ocorra, teremos um local Inidôneo.

    Local de crime idôneo = Local preservado.

     IV. Apesar dos vestígios se concentrarem no local imediato, as áreas adjacentes a este, em continuidade geográfica e denominadas local mediato, podem conter vestígios relacionados ao fato sob investigação. CORRETO

    É possível encontrar vestígios em locais imediato, mediato e relacionado.

    V. A idoneidade de um local de crime está relacionada à preservação do estado das coisas e à manutenção destas de forma inalterada até a perícia. CORRETO

    Local Idôneo = Local preservado

    Local Inidôneo = Local não preservado