SóProvas


ID
3540154
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No que se refere aos atributos para a classificação de materiais, aos tipos de classificação e à metodologia de cálculo da curva ABC, julgue o item.


Materiais da classe X representam aqueles cuja falta não implica paralização da produção nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • 5 – Importância Operacional (Classificação XYZ)

    Em Administração de Materiais, há o conceito de materiais críticos entendidos como aqueles que são merecedores de atenção especial do gestor, por diversos motivos sejam eles financeiros, operacionais, de segurança, entre outros.

    A Classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização. As classes são assim definidas, conforme Mendes e Castilho (2009):

    Classe X: Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial.

    Classe Y: Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.

    Classe Z: Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa. 

  • Questão sobre a metodologia de classificação XYZ, no contexto da curva ABC.

    Atenção! Antes de tudo precisamos saber que embora tenham nomes parecidos (com letras sequenciais), são dois métodos distintos. Vamos começar revisando o método da curva ABC que é o mais cobrado em provas e depois falamos da classificação XYZ da questão.

    Segundo a doutrina¹, a classificação ABC é um importante instrumento para o administrador em geral, ela permite identificar aqueles itens (produtos, materiais, etc.) que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração. Obtém-se a curva ABC através da ordenação dos itens conforme a sua importância relativa A, B ou C (geralmente em valor).

    De outro lado, temos a classificação XYZ, que busca avaliar o grau de imprescindibilidade do material no desempenho das atividades realizadas pela empresa. A metodologia² divide os tipos de materiais em 3 classes:

    Itens Classe Z:

    A característica desses itens é a máxima criticalidade, são imprescindíveis, não podem ser substituídos por outros equivalentes, em tempo hábil para evitar transtornos.

    A falta desses materiais provoca a paralisação das atividades essenciais da instituição colocando em risco tanto os profissionais e clientes, quanto o ambiente e o patrimônio organizacional.

    Itens Classe Y:

    Os itens Classe Y apresentam grau de criticalidade médio ou intermediário entre os imprescindíveis e os de baixa criticalidade. Podem ser substituídos por outros com relativa facilidade, embora sejam vitais para a realização das atividades.

    Itens Classe X:

    Os itens dessa classe são os materiais de baixa criticalidade, que sua falta não acarreta em paralisações, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Possuem elevada possibilidade de serem substituídos por outros equivalentes e elevada facilidade de obtenção no mercado.

    Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:

    Materiais da classe X representam aqueles cuja falta não implica paralização da produção nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial.


    Fonte:
    ¹ Dias, Marco Aurélio R Administração de materiais: uma abordagem logística / Marco Aurélio R Dias. - 5ª. ed. - São Paulo: Atlas, 2010.
    ² Mendes KGL, Castilho V. Determinação da importância operacional dos materiais de enfermagem segundo a Classificação XYZ. Rev. Inst. Ciênc. Saúde. 2009;27(4):324-9.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • ParaliSação