SóProvas


ID
3540289
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação às noções básicas de contabilidade, julgue o item.


Os créditos de financiamento representam o conjunto de bens e direitos originários de operações alheias à atividade principal da entidade proprietária.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    um empréstimo, ou seja, capital de terceiros

  • Créditos de financiamento são valores a receber que uma empresa possui em função de venda a

    prazo de itens do Ativo permanente e empréstimos concedidos. Por exemplo, um aluguel a receber de um imóvel que a empresa aluga como um meio de renda extra.

  • O mais difícil é interpretar a questão

  • Pessoal, pra quem ficou em dúvida do que a questão perguntou. É o seguinte: quando a gente vai solicitar um cartão de crédito, o limite não está, necessariamente, vinculado ao nosso salário, mas sim às operações que a gente realiza no dia a dia, se fazemos muita compra a prazo, se pagamos em dia, se temos dimdim na poupança. Ou seja: nossas operações alheias à nossa atividade principal. Isso é a carta de crédito.

  • correto,

    a concepção de "créditos" adotada na questão é referente ao conceito usual, em que créditos representam o que podemos usufruir de outrem.

    Outrossim, considerando aspectos contábeis, os fluxos de caixa operacionais são provenientes das principais atividades geradoras de receita e despesa da entidade. Os demais fluxos são de investimento, para propiciar retornos futuros de caixa e os de financiamento, decorrentes de atividades que não as principais da entidade.

  • Gab: CERTO

    Uma questão da CEBRASPE para ajudar a diferenciar crédito de financiamento de crédito de funcionamento:

    Q19095 - TRT 17ª Região (ES) - 2009 

    Créditos de funcionamento e créditos de financiamento são contas a receber distintas, porque os créditos de funcionamento referem-se a valores decorrentes de atividades normais da empresa e os créditos de financiamento consistem em valores de operações estranhas às atividades da empresa. Gab: CERTO

  • Questão noções básicas de contabilidade, especificamente sobre contas do Balanço Patrimonial.

    O Balanço Patrimonial é um grande resumo dos saldos das contas patrimoniais. Ele sintetiza a posição das contas do exercício e evidencia as mudanças patrimoniais que ocorreram em relação ao exercício anterior. Ele é apresentado aos usuários subdividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

    No Ativo, temos o conjunto de bens e direitos, sendo dividido em dois grandes grupos: Ativo Circulante (AC) e Ativo Não Circulante (ANC). Do outro lado do BP estão representados, o Passivo Exigível (PE) que representam obrigações – também subdividido em Passivo Circulante (PC) e Não Circulante (PNC) - e o Patrimônio Líquido (PL), que também pode ser chamado de Passivo Não Exigível.  

    Feita a pequena revisão, agora podemos falar de uma conta específica que é classificada no ativo das entidades: os créditos de financiamento.

    Segundo a doutrina contábil, a conta de créditos de financiamento abriga valores a receber que uma empresa possui em função de atividades alheias às atividades principais da entidade, como por exemplo, venda a prazo de itens do ativo permanente e empréstimos concedidos.

    Atenção! Não confunda “créditos de financiamento" (direito) classificado no ativo com a conta de “financiamentos" (obrigação) classificada no passivo.

    Um exemplo comum de créditos de financiamento é o das concessionárias de veículos quando vendem automóveis (ex.: Chevrolet) em conjunto com a facilidade do financiamento junto à própria entidade. O empréstimo oferecido não faz parte das atividades essenciais da empresa (venda de automóveis) e por isso os valores a receber de juros, etc., poderiam ser classificados como “créditos de financiamento" no ativo da GM.  

    Dica! Não confunda “créditos de financiamento" que consistem em valores de operações estranhas às atividades da empresa com “créditos de funcionamento" que se referem a valores decorrentes das atividades normais, provenientes de vendas a prazo.

    Feita toda a revisão do assunto, já podemos identificar a correção da assertiva:

    Os créditos de financiamento representam o conjunto de bens e direitos originários de operações alheias à atividade principal da entidade proprietária


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • CERTO.

    Crédito de Financiamento: Advindos de atividades estranhas às atividades da empresa

    Ex: Empréstimos a empregados e dirigentes feitos por um supermercado;

    Crédito de Funcionamento: São valores decorrentes de atividades normais da empresa

    Ex: Venda de mercadorias para o mesmo supermercado