-
errado, será classificado em investimentos "as participações permanentes em outras entidades(...), NÃO classificáveis no circulante, e que NÃO se destinem à manutenção da companhia ou da empresa." (6404)
-
Com base na lei 6.404/76, compõem o subgrupo investimentos do ativo não circulante: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa. São investimentos em sociedades cujo caráter não seja o especulativo.
Assim, não pode ter: natureza especulativa ou destinação para manutenção das atividades da companhia.
Gabarito: Errado.
-
Participações permanentes que não se destinam a manutenção da empresa são classificadas como investimento.
-
Questão errada.
De acordo com o art. 179, inciso III, da Lei 6.404/76 (Lei das S/A)
Participações permanentes são ações adquiridas pela entidade com a intenção de permanência, ou seja, sem a intenção de revenda no curto prazo, representando uma extensão da atividade econômica da entidade. (As participações permanentes no capital de outras sociedades, como ações de coligadas, de controladas, e de não coligadas e de não controladas, serão classificadas no ativo investimento).
- Porém, se a empresa adquirir ações com objetivo especulativo, isto é, de revendê-las no curto prazo, serão elas tratadas como participações temporárias, e classificadas no ativo circulante.
-
ERRADA
(CESPE/MPOG/2015) No balanço patrimonial de uma empresa, as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza — não classificáveis no ativo circulante e que não se destinem à manutenção da atividade da empresa — deverão ser classificados no ativo realizável a longo prazo, ou no ativo imobilizado, conforme natureza de tais participações e direitos.(ERRADO)
(CESPE/TCE-PA/2016) As participações de caráter permanente em outras sociedades compõem o balanço patrimonial e são classificadas em investimentos, no ativo não circulante. (CERTO)
(CESPE/FUB/2018) Os valores correspondentes a participações permanentes no capital de outras sociedades e avaliados pelos métodos do custo, da equivalência patrimonial ou do valor justo devem compor o subgrupo investimentos do ativo não circulante.(CERTO)