SóProvas


ID
3540712
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Pereiras - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Como se sabe, desde 1959 o governo de Cuba era comandado pela família de Fidel Castro. No entanto, no mês de abril de 2018, um civil assumiu a presidência do país caribenho. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Miguel Diaz-Canel.

  • Miguel Diaz-Canel:

    Foi proclamado o novo presidente de Cuba pelo Parlamento do país nesta quinta-feira 19. Pelos cubanos na ilha, é considerado “el hombre” por sua proximidade com o povo, pelo impacto deixado no período como primeiro secretário do partido na região de Villa Clara e pela sua ativa presença como vice-presidente nas catástrofes seguidas a furacões como o Matthew, em 2016.

    -

    Antônio Cienfuegos:

    Desconheço.

    -

    Daniel Ortega:

    José Daniel Ortega Saavedra é um político nicaraguense, atual presidente de seu país. Foi presidente da Nicarágua entre 1985 e 1990 e voltou ao cargo em 2006, tendo sido reeleito em 2011 e 2016. É membro da Frente Sandinista de Libertação Nacional desde 1962.

    -

    Vicente Assunción:

    Desconheço.

    -

    Alberto Torres:

    Alberto de Seixas Martins Torres foi um político, jornalista e bacharel em direito. Também foi um pensador social brasileiro preocupado com questões da unidade nacional e da organização social brasileira. Filho do político Manuel Martins Torres.

  • Em 1959 os guerrilheiros do Movimento M26 (nome originado do número inicial de revolucionários), mais conhecidos como “revolucionários de Sierra Maestra", tiraram do poder Fulgêncio Batista, ditador
    de Cuba, apoiado pelos EUA.

    A revolução tinha, originalmente, um caráter nacionalista que, face à influência de Che Guevara e às ações de represália dos EUA, foi aos poucos tornando-se socialista. Assim Cuba se tornou satélite da então URSS.

    Era uma excelente oportunidade para a URSS “fincar pé" no continente americano, até então esfera de influência exclusiva dos EUA, em um contexto de Guerra Fria. O modelo cubano de socialismo adquiriu, assim, características bastante semelhantes àquele que se estruturou após a Revolução Russa: sistema de partido único e uma concentração de poder que levava à ditadura, ou do partido ou de um líder.

    No caso da ilha Fidel foi primeiro ministro de 1959 a 1976 e depois presidente de 1976 a 2008. Na verdade foi o um líder ditatorial que permaneceu no poder até que sua avançada idade e saúde abalada o fez retirar-se da chefia de Estado. 
    Entre 2008 e 2018 governou Raul Castro, irmão de Fidel. Parecia que Cuba seguiria a tradição da gerontocracia soviética. No entanto, Raul Castro abriu caminho para mudanças e a presidência  foi exercida por um político de carreira mas, não necessariamente vinculado à ideologia da revolução de 59.

    A questão demanda que seja apontado o nome do atual presidente de Cuba, sucessor dos irmãos Castro. É uma questão de memorização de dados jornalísticos.

    A) CORRETA – Miguel Diaz-Canel assumiu a presidência de Cuba em 2018. Foi o único candidato apresentado ao Parlamento mas, por ser um tecnocrata do partido e não um ideólogo, representa a abertura de um caminho de mudanças para a ilha.

    B) INCORRETA- Cienfuegos foi um dos revolucionários do M26 que, junto com os irmãos Castro, tomou o poder em Cuba em 1959.

    C) INCORRETA- Daniel Ortega é presidente da Nicarágua, membro da Frente Sandinista de Libertação.

    D) INCORRETA- Vicente Assunción não é o civil que assumiu a presidência de Cuba

    E) INCORRETA- Alberto Torres foi um intelectual brasileiro do início do século XX

    RESPOSTA: A
  • o "el" continua...

  • Miguel Mario Diaz-Canel Bermúdez, 57 anos, até agora primeiro vice-presidente do governo, foi eleito nesta quinta-feira, 19 de abril, presidente de Cuba pela Assembleia Nacional para substituir o general Raúl Castro, que se aposenta após 12 anos no poder. "Seremos fiéis ao legado de Fidel Castro, líder histórico da Revolução, e também ao exemplo, coragem e ensinamentos de Raúl Castro, atual líder do processo revolucionário", disse Díaz-Canel, que leu seu primeiro discurso oficial como presidente da República de pé na tribuna do Parlamento, vestido de terno cinza e gravata vermelha. https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/18/internacional/1524069138_691013.html