SóProvas


ID
3541081
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária

Em uma granja de suínos, animais de diferentes idades apresentaram, repentinamente, vômitos e diarreia profusa e, em consequência, os animais mais jovens morreram. Nos dias seguintes o quadro clinica evoluiu para 100% dos animais e ao final dos quarto dia todos os animais estavam acometidos pela doença. Os exames laboratoriais revelaram que a doença era de origem viral altamente contagiosa. De acordo com as formas de ocorrência de doença em populações, é correto afirmar que ocorreu

Alternativas
Comentários
  • Surto: É uma ocorrência epidêmica, na qual, os casos estão relacionados entre si, atingindo uma área geográfica delimitada ou uma população restrita.

  • ENDEMIA: Endemia é caracterizada pela ocorrência de uma doença presente de maneira permanente e persistente em uma determinada região, que não se espalha para outros lugares. Região essa que possuí condições que facilitam a persistência de certas fontes de infecção. O espaço em que essa doença ocorre é determinado de faixa endêmica.

    A cólera é um exemplo de endemia na índia, por exemplo, devido à intensa contaminação do rio Ganges. 

    PANDEMIA: A pandemia ocorre quando uma doença que estava em certa região (que era considerada uma epidemia) começa a se espalhar de maneira descontrolada pelos continentes ou até pelo mundo. Ou seja, ela é uma epidemia que se alastra descontroladamente, matando um grande número de pessoas. Um exemplo bastante comum de pandemia é a AIDS. O vírus ebola (que leva à uma doença altamente contagiosa e mortal) ainda não é considerado uma pandemia, mas possuí grandes chances de se tornar uma no futuro.

    SURTO: É a ocorrência de dois ou mais casos epidemiologicamente relacionados. Alguns autores denominam surto epidêmico, ou surto, a ocorrência de uma doença ou fenômeno restrita a um espaço delimitado: colégio, quartel, creches, bairro etc.

    EPIDEMIA: O termo epidemia é utilizado para uma doença cujo aparecimento é súbito e se propaga por uma determinada zona geográfica afetando um número significativo de pessoas ou de animais. O conceito operativo usado na epidemiologia é uma alteração, espacial e cronologicamente delimitada, do estado de saúde-doença de uma população, caracterizada por uma elevação inesperada e descontrolada dos coeficientes de incidência de determinada doença, ultrapassando valores do limiar epidêmico preestabelecido para aquela circunstância e doença. Um exemplo é a gripe espanhola (1918 - 1919) que matou milhares de pessoas.

    Quando a epidemia é breve e afeta um número limitado de pessoas, chama-se processo epidêmico. E quando a epidemia ultrapassa fronteiras e adquire grandes dimensões, ela passa a ser chamada de pandemia.

    Fonte: Dicionário de Epidemiologia, Saúde Pública e Zoonoses

    https://edisciplinas.usp.br/mod/glossary/view.php?id=895978