O teor de umidade foi determinado pelo método da secagem com circulação de ar, de acordo com metodologia da Association of Official Analytical Chemists (AOAC, 1997).
As cinzas obtida a partir do princípio da incineração (AOAC, 1997).
O teor de proteína, pelo método de Kjeldahl, determina-se o nitrogênio contido na matéria orgânica, incluindo o nitrogênio protéico propriamente dito e outros compostos nitrogenados não protéicos, como aminas, amidas, lecitinas, nitrilas e aminoácidos, mas o nitrogênio, em forma de nitrato e nitrito, não é determinado. Neste caso, o resultado será de proteína bruta. O nitrogênio total foi determinado pelo método de Kjeldahl, segundo AOAC (1997) e a unidade empregada o grama (g).
O extrato etéreo ou lipídeos totais foram determinados pelo método de extração Soxhlet segundo AOAC (1997).
O teor de carboidratos foi calculado pela diferença entre 100 e a soma das porcentagens de água, proteína, lipídeos totais e cinzas. Os valores de carboidratos incluem a fibra alimentar total.
A fibra bruta, uma amostra, livre de umidade e após extração por éter é digerida primeiro com uma solução ácida 1,25% e posteriormente alcalina a 1,25%. O resíduo orgânico é coletado num cadinho de Gooch. A perda de peso após ignição é denominada fibra bruta.