SóProvas


ID
3541144
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária

A raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura. Apresenta letalidade de aproximadamente 100% por causar quadro clínico característico de encefalomielite aguda, decorrente da sua replicação viral nos neurônios.
Sobre o vírus da raiva, analise as afirmativas a seguir.

I. Pertence ao gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, possui a forma de projétil e seu genoma é constituído por ácido ribonucleico – RNA envolvido por duas capas de natureza lipídica.
II. A transmissão ocorre quando o vírus contido na saliva e secreções do animal infectado penetra no tecido, principalmente por meio de mordedura. Em seguida, multiplica-se no ponto de inoculação, atinge a circulação sanguínea e alcança o Sistema Nervoso Central, após replicação, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado na saliva das pessoas ou animais infectados. (Não faz viremia)
III. O vírus da raiva é altamente resistente aos agentes químicos (éter, clorofórmio, sais minerais, ácidos e álcalis fortes), aos agentes físicos (calor, luz ultravioleta) e às condições ambientais, como dessecação, luminosidade e temperatura excessiva. (Pouco resistente).

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Vírus pouco resistente: o vírus da raiva é sensível aos solventes de lipídeos (sabão, éter, clorofórmio e acetona), etanol a 45-70%, preparados iodados e compostos de amônia quaternária. A 4 °C, se mantém infectivo por dias; a -70 °C ou liofilizado (4 °C), se mantém durante anos.