- ID
- 3542131
- Banca
- FGV
- Órgão
- Prefeitura de Paulínia - SP
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- Não definido
“A princípio a ideia era fazer um festival de cinema brasileiro.
Mas achamos que podíamos ir mais longe, ter um diferencial, não
apenas exibir filmes, mas também produzi-los. Foi assim que
procuramos nos espelhar nos sistemas de investimento do
Canadá, nos estúdios de cinema espanhóis e numa lição
brasileira: como no resto do mundo, cinema pode ser lucrativo,
desde que se estabeleça como indústria. Quando alguém filma
numa cidade derrama dinheiro no lugar desde que tenha também
incentivos. Então o dinheiro que sai poderia e deveria retornar
através de serviços prestados pelos habitantes da cidade. E isso
aconteceu já, teve filmes que receberam uma ajuda de X e ao
filmar nos estúdios de Paulínia e na região acabaram deixando lá
exatamente esse X. Isso sem levar em conta o prestígio que a
cidade adquire, mesmo internacionalmente.”
(EWALD FILHO, R. O triste caso de Paulínia.
Disponível em: http://noticias.r7.com/blogs/
rubens-ewald- -filho/2012/04/13/o-triste-caso-de-paulinia/)
Com base no trecho citado, analise as afirmativas a seguir a
respeito do polo cinematográfico de Paulínia, que tornou a
cidade conhecida como a “Hollywood brasileira”.
I. O polo cinematográfico de Paulínia exemplifica o uso da
política cultural como elemento propulsor de fomento social
e econômico regional.
II. A iniciativa privada é o indutor do desenvolvimento da
indústria cinematográfica de Paulínia, independente de
incentivos públicos.
III. A lucratividade dessa política cultural em Paulínia depende da
existência de produtores, investidores e consumidores de
cinema.
Está correto o que se afirma em