SóProvas


ID
3543922
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2017
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Segundo Silva et al. (2009), devido à elevada utilização de herbicidas nos cultivos agrícolas brasileiros, tem-se observado maior preocupação quanto à contaminação do ambiente e à utilização racional dos recursos hídricos e do solo. Entre os efeitos diretos percebidos pelos produtores, estão os sintomas de intoxicação e a redução de produtividade das culturas, ocasionados por herbicidas de ação residual. Sua permanência e degradação no solo são processos-chave na determinação do seu efeito residual, sendo fundamentais para avaliar a eficiência de controle das plantas daninhas. A determinação do potencial de sorção de herbicidas e, consequentemente, a estimativa do seu efeito residual no solo é fundamental na previsão da sua persistência, podendo ser estimado por meio de coeficientes. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:


I. O coeficiente de sorção (Kd) representa a relação entre a concentração do herbicida sorvido ao solo e a concentração do herbicida encontrada na solução de equilíbrio, para determinada quantidade do herbicida adicionado.

II. Solos que possuem Kd menores para o mesmo herbicida, na mesma concentração testada, são mais eficientes na retenção dessas moléculas na sua fração orgânica e/ou mineral.

III. O teor e a qualidade da Matéria Orgânica (MO) são os principais componentes do solo que influenciam a atividade de herbicidas registrados para uso em solos tropicais.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • II. Está ERRADA!!!.

    Coeficiente de sorção (Kd): representa a relação entre a concentração de herbicida que permanece no solo e a concentração de herbicida na solução de equilíbrio. Quanto maior o Kd, maior a tendência do herbicida de permanecer retido ao solo.