SóProvas


ID
355522
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Santa Maria Madalena - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

A Lei Federal nº. 8080/1990 estabelece os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS); nas alternativas abaixo, marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes de saúde.

( ) A formulação de políticas de saúde destinadas a promover, nos campos econômico e social a observância do dever do Estado.

( ) A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realidade integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

( ) As normas complementares das ações no âmbito global sem enfoque de atuação imediata.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º -  Dos objetivos do Sistema  Único de Saúde-SUS : 

    I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; 
     
    II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no §1º do artigo 2º desta Lei; 

    III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
  • Lei 8080/90
    Art. 5º -  Dos objetivos do Sistema  Único de Saúde-SUS : 
    I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;
    II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no §1º do artigo 2º desta Lei;
    III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

    Art. 2° - § 1º   -    O dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
  • Gabarito: B
  • Caros colegas, me parece que há um equívoco quanto a assertiva 3, uma vez,  que realidade não é o mesmo que realização:

    -Realidade  - o que existe de verdade, o que é real.
    -Realização - o que se consegue por em  prática.

    A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realidade integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.   (não me parece correto, uma vez, que as ações assistenciais  e atividades preventivas devem ser colocadas em prática, não quer dizer que elas sejam realidade)

    Se estiver errada me corrijam.
    Bons estudos.
  • Nossa colega Silvana Noskoski esta certa.
    levando ao pé da letra a lei o intem 3 esta errado.A uma grande diferença entre REALIDADE e REALIZAÇÃO.
    Art.5.  III- A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a REALIZAÇÃO integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.   
  • A alternativa B está errada, pois na terceira questão onde se lê "com a realidade integrada" deveria-se redigir "com a realização integrada" de acordo com o que dispõe o inciso III do Artigo 5º da Lei Organica do SUS.
  • Realidade x Realização foi um claro deslize da banca, mas creio que seria pouco provável a anulação da questão, visto que a troca dessas palavras ainda que altere um pouco o significado literal da frase, não altera a frase completamente dentro do contexto. Realizar - executar. Realidade - o que é real. Se as ações assistenciais e atividades preventivas integradas são uma realidade, então elas foram executadas. 

    Lembro uma vez que fiz uma prova do NCE onde havia um erro de português na alternativa correta causando dúvida nos candidatos: era a única alternativa possível e era a cópia de um artigo de lei com esse erro. A banca não acatou os recursos, provavelmente por estar "óbvio" para os candidatos que estudaram que aquilo era um erro de digitação. É o tipo que coisa que eu não concordo... Acho que deveriam anular. Mas, na dúvida, eu ignoro esse tipo de deslize quando faço as questões desde então.
  • Também percebi a palavra "realidade". Contudo, a letra B constitui-se da sequência menos incorreta entre as opções. Como a prova é de múltipla escolha, vale marcar.
    Bons estudos!
  • é um absurdo isso!!
  • Também já fiz um concurso com pequenos erros como este e me ferrei, pois imaginei que o erro da assertiva estava justava nestes erros ortográficos. Perdi tempo durante a prova e acabei me prejudicando. Entrei com vários recursos e nenhum foi deferido, por isso candidatos atentem para a banca, veja se ocorrem erros e omissões comos estes e se deve  levar em conta ou não. 
  • Seja com a palavra " realidade" ou " realização" o importante é que acertei a questão, e sigo estudando....

    Bons estudos a todos!!!

  • Não é obrigatório que o texto da lei seja reescrito palavra por palavra na questão da prova. REALIDADE ou REALIZAÇÃO, o sentido do texto não muda.

  • Por eliminação, só sobraria letra B.