SóProvas


ID
357208
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
AGECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Acerca da Festa do Divino Espírito Santo, considerada uma das manifestações culturais mais tradicionais de Goiás, analise as afirmativas abaixo:

I. Realizada em Pirenópolis, foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural da Humanidade. O título concedido à festa, realizada desde 1719, foi acatado de forma unânime entre os conselheiros do Iphan, que votaram pela aprovação.

II. A Festa do Divino Espírito Santo mescla variadas manifestações religiosas e profanas, de diversas origens e significados. Uma profusão de folclores tão rica que contagia tanto o leigo como o erudito, o profano e o religioso, servindo a todos em todas as suas formas e línguas.

III. O Imperador do Divino, figura central da Festa, é o responsável pelo andamento da festa. Em algumas das vezes o Imperador define um coordenador para ajudá-lo nessa missão. A casa do Imperador ou local para ser estabelecido como ponto de encontro da festa é onde são feitas as verônicas, as saídas das alvoradas, onde fica guardado a Coroa e o Cetro, dentre outras.

Podemos afirmar corretamente que:



Alternativas
Comentários
  • Erro da letra A:Trazida ao Brasil pelos portugueses logo nos primórdios da colonização, teve em Pirenópolis o primeiro registro em 1819, promovida pelo Coronel Joaquim da Costa Teixeira, consagrado como Imperador do Divino.

    Fonte; http://www.pirenopolis.tur.br/cultura/folclore/festa-do-divino

  • Uma questão dessa e so de sacanagem com o candidato mesmo, feita so para o cara errar.

     

     

  • Complementando a Annica Teffé, apenas a alternativa A está incorreta pelo fato de afirmar que a mesma foi registrada como Patrimônio Cultural da Humanidade dado pelo IPHAN. Ora, esse título é concedido pela UNESCO e não pelho IPHAN. O IPHAN concede o título de Patrimônio Cultural Imateral Brasileiro. 

    Portanto, a Festa do Divino de Pirenópolis está registrada como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, reconhecido pelo IPHAN, em 15 de abril de 2010. A festa é a segunda manifestação religiosa registrada no Livro de Celebrações, atrás apenas da Festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, uma celebração religiosa que ocorre em Belém (PA), inscrita no Livro das Celebrações, em 2004. 

    A alternativa A também está incorreta pelo fato de afirmar que teve o primeiro registro em 1719, quando foi em 1819.

    Fonte: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/72 e  http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/55

  • Gab. C

     

    Trazida para o Brasil pelos portugueses no século XVI, a Festa do Divino, uma das maiores expressões da devoção popular brasileira, comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo e acontece 50 dias após o Domingo de Páscoa, o que corresponde ao Pentecostes do calendário oficial católico. O Pentecostes foi chamado pelo Papa João Paulo II de “a nova primavera do Espírito Santo”.

     

    As festas do Divino são comuns em várias regiões do Brasil. As mais famosas acontecem em Pirenópolis (GO), Alcântara (MA), Parati (RJ), São Luís do Paraitinga, Mogi das Cruzes e Tietê (SP). Esta devoção originou-se de uma exortação do Sumo Pontífice Leão XIII. Com efeito, o mesmo Santo Padre, em um breve 5 de maio de 1895, aconselhando os católicos a fazerem devotamento a novena do Espírito Santo sugeria como fórmula de uma prece especial, a seguinte invocação, que recomenda seja insistentemente repetida: “Enviai o vosso Espírito e tudo será criado; e renovareis a face da terra”.

     

    Uma das mais antigas no país é a do sul fluminense, em Paraty (RJ), celebrada desde o século XVII. Desde a era colonial, essa festa veio se transformando num evento de rara beleza, com apresentação de folia, bando precatório, ladainhas da novena, missas cantadas, leilão de prendas, danças típicas, distribuição de doces para as crianças, coroação do imperador, grande almoço que acontece na véspera do grande dia de Pentecostes, para todos os participantes da festa, entre outros atos que reforçam nas pessoas sentimentos como o amor ao próximo e a solidariedade.

  • I – A Festa do Divino Espírito Santo ocorre desde 1819. Item incorreto.

    II – Item correto.

    III – Item correto.

    Gabarito: C

  • Segundo o que li, a festa do Divino Espírito Santo não possui elementos profanos. Elementos profanos seriam características das Cavalhadas.