Alternativas
O festival de cinema, ao longo de suas onze edições, tem premiado obras em vídeo e película pautadas pela temática de defesa da qualidade de vida na Terra. Como tal, formatou-se e consolidou-se na amostragem do cinema ambiental de todo o mundo, fazendo circular um carrossel de informações, entrelaçando a troca de idéias e estimulando a cultura como um todo, especialmente na área cinematográfica, além de movimentar a economia e o turismo regional.
A conscientização ambiental, fomentada por meio do evento, motiva-nos nesta nova edição a inserir em sua pauta um amplo e aprofundado debate sobre as dramáticas mudanças climáticas do nosso planeta, apontadas, em forma de alerta, por cientistas internacionais.
A mescla de cinema e ecologia, sintonizada para a mostra e discussão da temática ambientalista, é a base que faz do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) um dos mais significativos projetos culturais do Governo de Goiás, desenvolvido por meio da Agência Goiana de Cultura.
O evento contempla não só os aspectos culturais do Estado, com ênfase para a temática político-social, mas configura-se também como instrumento de propagação das potencialidades de Goiás para o mundo, tendo como centro irradiador a histórica cidade de Pirenópolis, que hoje detém o título de Patrimônio da Humanidade, concedido pela UNESCO.
O FICA vem adquirindo solidez e independência ao longo dos anos de sua realização, marcando-se como um dos mais importantes acontecimentos do calendário cinematográfico mundial. Desde a primeira edição, o festival tem descrito uma trajetória de crescimento e consolidação. Uma das causas dessa ascensão é o fato de possuir a maior premiação da América Latina no gênero.