- ID
- 357232
- Banca
- INSTITUTO CIDADES
- Órgão
- AGECOM
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Atualidades
- Assuntos
Cerca de um ano depois dos primeiros casos de gripe suína, o vírus causador da doença mostra que, até agora, é menos letal do que o previsto. A doença chegou às manchetes no primeiro semestre de 2009. A epidemia espalhou-se rapidamente, principalmente pelo México e pelo sul dos Estados Unidos. Em junho de 2009, a Organização Mundial de Saúde, OMS, declarou que o surto se tornara uma pandemia, com casos em todos os continentes. Acerca do tema e da ocorrência dessa doença no Brasil, analise as afirmativas abaixo:
I. No Brasil, o Ministério da Saúde exige que sejam notificados todos os casos de síndrome respiratória aguda grave, quadro caracterizado por febre, tosse, diarréia, manchas no corpo, dores de cabeça, fadiga muscular, sonolência, astigmatismo e falta de ar, que ocorre quando a pessoa sofre de uma gripe grave.
II. O estado de Goiás apresentou, até o primeiro trimestre de 2010, o maior índice de incidência da doença no Brasil. Com 32 casos registrados, sendo 7 vítimas fatais até 31 de março deste ano, o governo do estado chegou a decretar “estado de emergência” e solicitou a intervenção do governo federal.
III. O Ministério da Saúde do Brasil já está distribuindo as vacinas aos postos de saúde do país e já iniciou a campanha de vacinação que previne contra o vírus da Imune Insuficiência Respiratória que causa a gripe suína. Os primeiros a receber a droga foram mulheres grávidas e crianças recém-nascidas, seguidas de crianças de 6 a 24 meses e pacientes com doenças crônicas.
Podemos afirmar corretamente que: