SóProvas


ID
3573469
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O analista de requisitos Pedro Manoel foi designado para realizar o levantamento de requisitos de um novo sistema de produção de vendas imobiliárias denominado CASANOVA, que irá substituir um sistema legado ainda em utilização. O sistema atual está apresentando problemas de performance devido às atualizações de ambiente. Pedro Manoel, após realizar algumas tentativas de entrevistas, percebeu que os usuários são muito ocupados e confiam demasiadamente no sistema atual. Muitos, inclusive, gostariam que o sistema atual não fosse modificado. O sistema atual está extremamente bem documentado e seu código está corretamente comentado.

Nesse caso, a técnica de levantamento de requisitos mais adequada para Pedro Manoel iniciar o levantamento de requisitos do novo sistema CASANOVA é denominada: 

Alternativas
Comentários
  • Outro tipo de aplicação é na engenharia de software. Programas proprietários, ou seja, que não possuem seu código aberto, não permitem que você saiba como eles foram programados, para descobrir maneiras de melhorá-los ou mesmo copiá-los. A engenharia reversa tem condições de fazer análises minuciosas sobre o comportamento de programas, para então tentar reconstruí-los, descobrindo assim como eles funcionam internamente.

  • Uma por uma.

    1. JAD é uma técnica de reuniões com o objetivo de busca-se consenso sobre um assunto pré-determinado.
    2. Questionários é simplesmente a aplicação de perguntas via questionários quando se tem uma grande quantidade de pessoas.
    3. Brainstorming tem o objetivo de apresentar do problema/necessidade a um grupo específico, que começa a produzir ideias e definir as informações associadas de maneira informal e sem restrições.
    4. Prototipação: auxilia os clientes a desenvolver uma noção sobre a aplicação a ser desenvolvida, pois, por meio da visualização e análise do protótipo, as partes interessadas podem identificar os reais requisitos e fluxos de trabalho do sistema.
    5. Engenharia Reversa é uma atividade que trabalha com um produto existente tentando entender como este produto funciona, o que ele faz exatamente e como ele se comporta em todas as circunstâncias. Faz-se engenharia reversa quando se quer trocar ou modificar um software por outro, com as mesmas características ou entender como esta funciona e não temos acesso a sua documentação.

    Contudo, no caso em análise, a técnica de engenharia reversa talvez não fosse a melhor escolha, tendo em vista que o sistema está extremamente bem documentado e seu código está corretamente comentado.

    Gab: E .

    Foco!

  • Entendo que esta questão se resolve por eliminação das alternativas de acordo com a interpretação do enunciado:

    * "os usuários são muito ocupados", logo eliminamos JAD, Questionário e Brainstorming.

    * "substituir um sistema legado ainda em utilização" e "os usuários confiam demasiadamente no sistema atual", logo não há o que se falar em Prototipação, pois já existem um sistema legado em produção que os usuários já tem amplo conhecimento.

    sobrou Engenharia Reversa.