Chikungunya - Febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos - dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas.
Dengue - Dores locais: nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos; Tipos de dor: forte nas articulações. No corpo: febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor Também é comum: dor de cabeça, manchas avermelhadas ou náusea.
Zika - “Vermelhão” em todo o corpo com muita “coceira” depois de alguns dias; Febre baixa, muitas vezes não sentida. Conjuntivite (olho vermelho) sem secreção. Mialgia e dor de cabeça. Dor nas juntas.
Rubéola - Febre até 38ºC; Secreção nasal, tosse e espirros; Dor de cabeça; Mal estar; Gânglios aumentados, especialmente próximos ao pescoço; Conjuntivite; Manchas vermelhas na pele que causam coceira.
Malária - febre alta, calafrios, tremores, sudorese, dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica.
Gripe - apresenta-se com uma evolução favorável, resolvendo-se de forma espontânea, habitualmente com uma duração entre 7 e 10 dias. Febre acima de 38 C; Dores musculares; Calafrios e suores; Dor de cabeça; Tosse seca persistente; Fadiga e fraqueza; Congestão nasal; Perda de olfato e do paladar; Dor de garganta.
O diagnóstico diferencial da gripe com a COVID 19 não pode ser feita exclusivamente com base na clínica, pois a sintomatologia é muito semelhante nestas duas doenças. Não existe nenhum sinal ou sintoma que as possa diferenciar. Deste modo, na presença de febre, dores musculares, congestão nasal, perda de olfato ou paladar, é sugerido realizar o teste à SARS-cov2.
Letra A