SóProvas


ID
3574525
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A localidade que não realiza a coleta de lixo ou a realiza de forma precária oferece elevado risco de transmitir

Alternativas
Comentários
  • Leptospirose  - É uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas

    SIDA = AIDS - Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida É um conjunto de sinais e sintomas bem definidos que podem surgir em indivíduos com a infecção pelo VIH. O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados.

    Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática até evoluir para AIDS. Os sintomas da AIDS incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.

    Não existe cura para a AIDS, mas uma adesão estrita aos regimes antirretrovirais (ARVs) pode retardar significativamente o progresso da doença, bem como prevenir infecções secundárias e complicações.

    Varicela = catapora - É uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zoster que se manifesta com maior frequência em crianças. A principal característica clínica são lesões na pele acompanhadas de coceira. A varicela é altamente contagiosa para quem ainda não teve a doença ou não foi vacinado contra ela.

    O sintoma mais característico é uma irritação cutânea com bolhas na pele.

    É possível prevenir a varicela por meio de vacina. O tratamento geralmente envolve aliviar os sintomas, embora grupos de alto risco possam receber medicamentos antivirais.

    Hanseníase = lepra - Doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos.

    A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos.

    Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.

    A lepra pode ser curada com 6 a 12 meses de terapia com vários medicamentos. O tratamento precoce evita deficiência.