Alternativas
As instituições se organizam como aparelhos das classes dominantes para desenvolver e consolidar o consenso social necessário à sua hegemonia e direção sobre os processos sociais, se tornando assim um empecilho que inviabiliza o trabalho do assistente social.
As instituições não se têm mostrado preocupadas com o bem- estar da população, ou em demonstrar uma face humanista, visto que se vive um momento de crise de paradigmas em que alguns autores já falam em pós-neoliberalismo, comportando- se como no período neoliberal.
Algumas pressões sociais são transformadas pela ordem institucional em um problema específico que passa a tramitar hierarquicamente, em um determinado prazo de tempo e de acordo com a disciplina da instituição. Podem-se associar esses dois movimentos, das pressões sociais e da ordem institucional, aos conceitos de instituído e instituinte, respectivamente.
A hegemonia e a contra-hegemonia, na relação com a instituição, se constroem a partir de uma vinculação prática entre a atuação do profissional e a própria população-alvo de seus serviços.
Os conceitos de instituição e organização, frequentemente apresentados como sinônimos, nas novas correntes teóricas, têm considerado as instituições como estruturas sólidas e tradicionais e as organizações, como estruturas fluidas e modernas.