SóProvas


ID
358189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que diz respeito à recuperação da informação, julgue os próximos itens.

Entre os modelos de recuperação da informação mais importantes na Web, incluem-se o booleano, o vetorial, o probabilístico e o de operação fuzzy.


Alternativas
Comentários
  • O gabarito dessa questão é Muito esquisito! Transcrevo aqui um trecho do livro Ailton Feitosa "Entre os modelos de recuperação mais importantes estão o booleano, o vetorial, o probabilistico e o de operadores fuzzy". Não entendi mesmo. Sem comentários.

    FEITOSA, Ailton. Organização da informação na web: das tags à web semântica. Brasília: Thesaurus, 2006.
  • Colega, acredito que o Cespe tenha se baseado nesse tipo de teoria:
     
    De acordo com artigo de Souza, os operadores fuzzy são uma alternativa aos operadores booleanos e não um modelo de recuperação da informação em si: "Os modelos clássicos de recuperação são três: o modelo booleano, o modelo vetorial e o modelo probabilístico. Para cada um deles, há modelos alternativos que visam estendê-los em funcionalidade e o desempenho."
    SOUZA, Renato Rocha. Sistemas de Recuperação de Informações e Mecanismos de Busca na web : panorama atual e tendênciasPerspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v.11 n.2, p. 161 -173, maio/ago. 2006  

  • Questão teria que ter sido anulada, pois de acordo com Feitosa em Organização da informação na web " os modelos de recuperação da informação mais importantes na Web, incluem-se o booleano, o vetorial, o probabilístico e o de operação fuzzy"

  • Entre os modelos de recuperação da informação mais importantes na Web, incluem-se o booleano, o vetorial, o probabilístico e o de operaçãofuzzy.

  • FEITOSA (2006) considera os modelos mais COMUNS: Booleano, Vetorial, Probabilístico e de Atribuição de Pesos/Ponderação. Ao final do capítulo 2, no resumo que ele mesmo faz do próprio capítulo, ele afirma que entre os modelos mais importantes estão o booleano, o vetorial, o probabilístico e o de operadores fuzzy