SóProvas


ID
3583468
Banca
AOCP
Órgão
SEAD-PA
Ano
2019
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde às recomendações apresentadas nas Normas técnicas para o controle e a certificação de núcleos e estabelecimentos avícolas para a micoplasmose aviária (Mycoplasma gallisepticum, M. synoviae e M. melleagridis) para a realização das provas laboratoriais para o monitoramento sanitária dos plantéis avícolas em aves reprodutoras de 12 semanas. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    .

    Instrução Normativa SDA - 44, de 23/08/2001

    1.2. Monitoramento sanitária dos plantéis avícolas

    1.2.1. Em aves reprodutoras de 12 (doze) semanas:

    1.2.1.1. Em galinhas e perus: SAR de no mínimo trezentas amostras para Mycoplasma gallisepticum e cem amostras para Mycoplasma synoviae, selecionadas aleatoriamente, com representação de cada galpão e/ou box por núcleo complementada, quando reagentes, com a HI ou ELISA.

    .

    1.2.2. Em Aves reprodutoras em início de produção, com cerca de 5% de postura:

    1.2.2.1. SAR em cento e cinqüenta amostras por núcleo, para Mycoplasma gallisepticum e cem para Mycoplasma synoviae para galinhas.

    1.2.2.2. SAR em cento e cinqüenta amostras por núcleo para Mycoplasma gallisepticum e Mycoplasma melleagridis e cem para Mycoplasma synoviae para perus.

    1.2.2.3. Quando positivos no HI ou ELISA, colher suabes de traquéia de vinte aves para confirmação por cultivo e/ou PCR em laboratório credenciado ou oficial, a critério do serviço oficial de defesa sanitária animal.